Por trás das posturas da Yoga, há uma ciência milenar que teve origem na Índia e sobre a qual temos acesso, hoje, no mundo todo, graças ao incansável trabalho de difusão de grandes mestres iogues. Um deles foi Paramahansa Yogananda, mestre indiano que viveu no século XX e foi designado pela sua linhagem de gurus a trazer e disseminar no Ocidente, a ciência da Kriya-Yoga. A estreia de Yogananda no continente norte-americano se deu em um congresso para líderes religiosos de todo o mundo e, com desenvoltura, o indiano apresentou a unidade entre os evangelhos cristãos e a verdade contida no Bhagavad Gita – uma das mais importantes escrituras sagradas da Índia. Desta forma, cativou o público e uma série de palestras sucederam àquela, por todo o país, até a fundação da Self-Realization Fellowship, instituição que assegura a divulgação de sua obra ainda hoje, bem como disponibiliza a interessados – via correspondência – lições para técnicas avançadas de meditação. Cada dia mais, pessoas do mundo inteiro compreendem a necessidade de aquietar a mente e focalizar na conexão interior.

No Brasil, um grade expoente da Yoga foi Hermógenes. O militar que se viu desnorteado frente ao diagnóstico nada animador sobre o seu quadro tuberculoso, deu a volta na medicina tradicional e, por meio da ciência oriental, curou-se. Dali em diante, a sua vida ganhou novos contornos e, internamente fortalecido, esse potiguar que viveu boa parte de seus 94 anos no Rio de Janeiro, vestiu a farda da simplicidade e passou a ensinar e divulgar a Yoga, sobretudo por meio de uma farta literatura especializada (o seu “Autoperfeição em Hatha Yoga” foi o primeiro livro sobre yoga editado em língua portuguesa), tornando-se conhecido e muito respeitado até os dias de hoje.

hermogenes-blog

Ao ter acesso às biografias de Yogananda e Hermógenes – por meio de dois documentários muito bem produzidos – é possível perceber semelhanças entre os dois. Além de comungarem os mesmos valores no que diz respeito à Yoga: voltar-se para dentro, ter a consciência de nossa natureza divina, entender a felicidade suprema como àquela que advém da comunhão com Deus, serem adeptos do vegetarianismo (baseado em “ahimsa” – conceito de não-violência); possuíam grande habilidade na forma com que apresentavam conhecimentos tão profundos a um público amplo. Com histórias bem-humoradas e uma linguagem acessível a diferentes perfis, seus livros tornaram-se obras-primas da Yoga: tanto “Autobiografia de um Iogue”, de Paramahansa Yogananda, quanto “Autoperfeição em hatha-yoga”, de Hermógenes foram vendidos para milhares de pessoas.

Agora, é possível ter acesso a um material audiovisual sobre os dois. Em 2015, ambos chegaram às telas de cinema do Brasil e, depois do sucesso de bilheteria, suas biografias estão disponíveis em DVD. Omnisciência tem os dois DVDs disponíveis e está fazendo um combo com desconto para que você possa ter em casa, para compartilhar com familiares e amigos, a sabedoria desses grandes mestres.

– Awake – A vida de YoganandaDvd Awake

Awake: A Vida de Yogananda é uma biografia não convencional a respeito do swami indiano que trouxe a yoga e a meditação para o Ocidente na década de 1920. Paramahansa Yogananda foi autor do clássico espiritual Autobiografia de um Iogue, que tem vendido milhões de cópias em todo o mundo e é, hoje, leitura obrigatória para buscadores, filósofos e entusiastas pela yoga. (Aparentemente, foi o único livro que Steve Jobs tinha em seu iPad.) Personalizando sua própria busca pela iluminação e compartilhando suas lutas ao longo do caminho, Yogananda tornou os antigos ensinamentos védicos acessíveis ao público moderno, atraindo muitos seguidores e inspirando milhões de pessoas que praticam yoga nos dias de hoje. Filmado durante três anos com a participação de 30 países do mundo inteiro, o documentário examina o motivo pelo qual milhões de pessoas têm voltado sua atenção para dentro na busca pela Autorrealização.

 

Dvd Hermógenes– Hermógenes, professor e poeta do yoga

Um documentário sobre a vida e obra do prof. Hermógenes, um dos precursores do Yoga no Brasil, autor de 30 livros. Uma personalidade brasileira que inspirou a vida de muitas pessoas através da filosofia oriental, Yoga e meditação, que ganha cada dia mais adeptos. O filme inclui material inédito e raro de seu acervo pessoal de viagens à Ìndia, palestras, seus encontros com mestres, como Sai Baba, Chico Xavier e entrevistas com personalidades brasileiras como Marcelo Yuka e Jackson Antunes.

Comments

comments