yoga-na-periferia

Aura Gabriela, 26 anos, pratica yoga e meditação desde os 16. Depois de ser convidada por uma amiga “estressada” para acompanhá-la em uma aula, ela se encantou pelas práticas orientais e tornou-se, além de praticante assídua, uma estudante ferrenha da filosofia milenar.

Percebendo em si o poder transformador dos ásanas (posturas de yoga) e de técnicas de meditação que lhe traziam calma, ela passou a refletir sobre como repassar esse bem-estar aos outros. Da observação, nasceu o Inovaí – iniciativa que ensina yoga e meditação para crianças e jovens da periferia de Olinda/Pernambuco: “O projeto surge como decorrência de um alto índice de violência crescente ao nosso redor. Passamos a refletir e buscar iniciativas inspiradoras voltadas à Cultura da Paz (algo que tanto falamos, mas pouco vemos na prática)”.

yoga-na-periferia-2

Oficialmente, a Inovaí (ONG criada por Aura e Otávio Bastos) realiza atividades com a comunidade V8, na periferia de Olinda, desde 2014, mas foi no ano passado que se oficializou como instituição. Para atender os, aproximados, 30 alunos – de 7 a 11 anos – que nunca ouviram falar de yoga, nem de meditação, e conhecem de perto a dura realidade que assola as regiões afastadas dos grandes centros, os recursos são: vivências, leituras e brincadeiras.

“Acreditamos que esta seja uma das maneiras efetivas mais eficazes para a diminuição da violência e dos conflitos. A infância é um dos estágios mais importantes para a formação de um adulto consciente e amoroso”, conta Aura.

Se, por um lado, as crianças e jovens – com sua pureza e curiosidade inatas – são receptivos a toda novidade, com os adultos funciona diferente. Chegar até eles é um exercício diário. O caminho, para o Inovaí, é sempre o lúdico. Mas, uma vez em contato com a experiência de paz interior, todos eles aprovam e incentivam as práticas pelos filhos, que têm demonstrado mudanças no comportamento, melhora no rendimento escolar, além de maior concentração e calma.

yoga-na-periferia4

Diferentemente de uma porção considerável do Oriente, que é educada nessa base – valorizando a quietude e a contemplação – aqui, os estímulos externos são sobressalentes. Quebrar essa ponderação com relação à prática e ao ensino de yoga, desde a infância, só poderá acontecer por meio da divulgação maciça dos benefícios que as práticas trazem e espalhando/incentivando boas iniciativas, como a do Inovaí.

yoga-na-periferia

Visto que o Instituto sobrevive de doações, no próximo mês serão realizadas diversas atividades, em São Paulo, para arrecadar fundos. Segue a agenda:

 

 

4 de Setembro Bazar do BEM e Roda de Mantras
Bazar do BEM das 12:00 às 16:30 – entrada gratuita
Roda de Mantras das 16:30 às 18:00 – Contribuição Consciente
Local: Casa Jaya – Rua Capote Valente, 305 – Vila Madalena
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/274945936220973/

9 de Setembro Show Aura Zul – Terrero di vó
A partir das 20:00h – Entrada: R$ 15,00
Local: Espaço Clârio – Rua Santa Luzia, 96 – Vila Santa Luzia

Você também pode contribuir acessando o site ou compartilhando esse lindo projeto em suas redes sociais: https://recorrente.benfeitoria.com/institutoinovaai

Carolina Conti

Carolina Conti é jornalista com especialização em Ciências da Religião pela PUC e autora do blog Altar Particular (https://blogaltarparticular.wordpress.com/). Atua como editora e coordenadora da área de Comunicação na Omnisciência.

Últimos posts por Carolina Conti (exibir todos)

Comments

comments