Primavera, seja bem-vinda!

Nesta estação do ano o ciclo da vida recomeça com força e energia.
As flores desabrochando em um arco-íris de mil cores! A luz resplandece divinamente nesta estação…  Toda a natureza comemora a chegada da força solar!
E como fazemos parte da natureza, também recebemos e sentimos este renascer da vida.

Para sentir-se bem na primavera:

. Dormir relaxada e tranquilamente é importante para que o organismo utilize o potencial de energia desta estação;
. A alimentação deve ser mais leve do que no inverno. Beber sucos de limão, laranja, melancia e melão são boas opções, além de frutas, legumes, verduras e cereais integrais.
. Época boa para uma desintoxicação: chás de erva doce, camomila ou cavalinha podem ajudar a eliminar as toxinas acumuladas no corpo e restaurar a força vital.
. Caminhar e andar de bicicleta são boas opções para dar agilidade às articulações, que podem estar muito rígidas devido às temperaturas mais baixas do inverno, quando a tendência é movimentar menos o corpo.
. Praticar exercícios físicos e respiratórios.

Yoga e a primavera

As estações do ano são ciclos que se renovam continuamente.  O yoga pode ajudar a manter o corpo e a mente em equilíbrio para que a energia vital possa atuar de forma adequada em cada um desses ciclos.

Vamos começar…..

TadasanaTadasana – postura da montanha

– Pés juntos e pernas esticadas.
– Coluna reta
– Braços afastados formando um triângulo
– Sinta seu corpo forte e respire suavemente pelo nariz
– Benefícios: fortalece todo o sistema nervoso central / aumenta a força mental.

 

ChandrasanaChandrasana – posição da lua

– Pernas separadas com os pés a 4 palmos de distância.
– Braços e mãos na altura das coxas
– Erguer o braço esquerdo verticalmente e inclinar o tronco para o lado direito
– Manter por algum tempo de maneira confortável
– Desfazer e repetir o movimento para o lado esquerdo.

Benefícios: flexibilidade da coluna vertebral

 

Bhujangasana

Bhujangasana– No solo de barriga para baixo
– Pés e pernas juntas e esticadas para trás
– Braços dobrados com os cotovelos junto ao corpo e as palmas das mãos no solo na altura dos ombros
– Inspirar e erguer o tórax até atingir a postura
– Expirar profundamente
– Manter com respiração livre até que sinta necessidade de desfazer a posição.
– Relaxar com a barriga no solo por alguns instantes

Benefícios: fortalece as costas, tonifica o útero e os ovários, estimula o sistema nervoso

Relaxamento

– De costas no solo;
– Respire suavemente;
– Relaxe: pés, pernas,  abdômen,  mãos e braços, as costas e coluna vertebral;
– Permaneça por pelo menos dez minutos em relaxamento
– Depois, espreguice e se sente em uma postura confortável.

Feche os olhos. Sinta sua respiração fluir com muita suavidade. Permaneça em silêncio o tempo que sentir vontade. Um momento de gratidão! Abra os olhos bem devagar.

Uma boa primavera para você!

Namastê!

Elma Maria Martins

Elma Maria Martins

Elma Martins é professora de Hatha-Yoga formada na linha Yoga Clássico, praticante das técnicas de Kriya Yoga da Self-Realization Fellowship, e consultora sobre práticas de Yoga na Escola Arte de Ser. Contato: elma.mmartins@gmail.com
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