O Sol transborda brilho e energia, a luz permanece mais tempo iluminando o hemisfério Sul, com dias claros e extensos…

Nesta época do ano, podemos vivenciar e aproveitar tanto a atividade gerada intensamente pela energia solar, como também a necessidade de relaxar para enfrentar as temperaturas mais elevadas. Isto desperta nossos sentidos para a consciência corporal, pois teremos que observar e sentir quando podemos utilizar essa energia forte e quente e quando temos que ficar alertas para não cometermos excessos.

O verão é sinônimo de alegria e expansão: os pássaros cantam muito, os animais se movimentam mais, os frutos bem maduros são colhidos em abundância; podemos observar e sentir que a natureza acompanha o ritmo desta estação. As praias, ruas e parques recebem muita gente e somos convidados a conviver de forma mais ampla e expansível.

Luz, brilho, cores, frutas….

Eis o verão!

Yoga e a natureza

A Yoga é uma ciência que nos ensina a equilibrar e harmonizar o corpo físico e a mente.  Isto é possível através de práticas constantes e naturais, que devem ser realizadas de forma constante e determinada.

Uma das lições que aprendemos na Yoga é observar, aprender e, antes de tudo,  respeitar essa grande e forte natureza. Os fenômenos cósmicos estão intimamente ligados ao nosso corpo físico e a nossa energia mental.

Desenvolver a prática da Yoga

  • Asanas (posturas corporais): ajudam a manter o corpo forte e preparado para receber a intensa luminosidade deste período do ano
  • Pranayama: prática respiratória
  • Relaxamento: soltar o corpo físico e consequente alívio da tensão mental 

Cinco dicas saudáveis para um verão tranquilo:

Alimentação leve

Dê preferência aos alimentos mais leves: frutas, verduras e cereais integrais são uma boa opção, evitando gorduras. Desta forma, o organismo não precisará transferir energia extra para a digestão e poderá manter a temperatura corporal equilibrada sem muito esforço.

Sugestões de frutas da época: abacaxi, mamão, melão, figo, melancia, uva

Hidratação

Nesta época há uma grande perda de líquidos através do suor e o perigo de desidratação é bem maior. Portanto, mantenha o corpo hidratado bebendo bastantes líquidos antes de sentir sede. Quando você sente sede, o seu organismo já está em processo de desidratação.

Exposição ao sol

Banho de sol

Evite a exposição direta aos raios solares no período entre 11h até 17h, evitando problemas que podem resultar em grande perigo para a saúde.

A correta exposição ao sol (de 15 a 30 minutos diariamente, de preferência de manhã) pode assegurar algumas vantagens como a fixação do cálcio no organismo (através da produção de vitamina D), ação antidepressiva, nutrição da pele e eliminação de toxinas.

Dedique alguns minutos para descansar

Durante o dia, principalmente no período que vai do meio dia até às 15 horas, procure descansar um pouquinho; se estiver no local de trabalho, sente-se por alguns instantes relaxando todo o corpo e a respiração; se estiver em casa, procure descansar até 30 minutos. Feche os olhos e respire devagar sentindo tranquilidade.

Pratique yoga

Reserve um tempo para você entrar em contato com o seu corpo, observando e sentindo como ele está.  A Yoga pode ajudar de forma fantástica no equilíbrio da energia necessária para as atividades diárias desenvolvendo a consciência física e mental.

Pratique em ambientes arejados, com roupas confortáveis, evitando os períodos mais quentes do dia.  Este pode ser um momento exclusivo para você! Recarregue sua energia praticando Yoga.

Sinais do verão para reflexão

Força:  desenvolver a força interna, fonte segura de superação e sucesso.

Luz: a luminosidade desta estação é revigorante; presenteie sua mente com pensamentos de luz!

Expansão: podemos aproveitar para expandir nossos relacionamentos de forma natural e boa, praticar o desapego, desenvolver nossa consciência através da meditação.

Fartura e generosidade: a natureza nos oferece uma quantidade imensa de frutas e esbanja cores e brilho por todos os cantos.  Vamos agradecer ternamente à Mãe Natureza!

Tratar as pessoas generosamente e compartilhar o que temos com nossos semelhantes atrai infinitas dádivas divinas.

Alegria: nesta época do ano somos convidados a sentir e experimentar a alegria.

Prática de Hatha Yoga

Estenda no solo um tapete ou colchonete em lugar tranquilo e bem ventilado. Pratique sempre com muita calma, sem forçar o corpo, respirando com tranquilidade.

TadasanaTadasana – Posição da montanha

Tada em sânscrito significa montanha. Na Índia, as montanhas do Himalaia são consideradas por muitos um lugar sagrado. Vários mestres se retiraram para este lugar de grande beleza para praticar yoga e meditar.  A montanha é símbolo de firmeza e  resistência.

Esta é uma  postura   básica,  ajuda o  praticante  a  desenvolver  a   consciência  para    ficar  em  pé  adequadamente,  sem   forçar  nenhuma   parte   do  corpo,  corrigindo  a  postura  inadequada.  Atua  também no sistema nervoso central, equilibrando-o.   Trabalha a força mental.

Fique em pé, mantenha os pés juntos do dedão ao calcanhar e alongue bem as pernas  unindo os joelhos. Contraia as nádegas inclinando para trás a bacia, formando uma linha reta da nuca ao cóccix.

Afaste as mãos do corpo, formando um triângulo cujo vértice é o topo da cabeça.  Permaneça por alguns minutos na postura, com a respiração livre.

Trikonasana

Trikonasana

Tri significa três e Kona, ângulo. Esta postura  dá  elasticidade à  coluna  vertebral  e  fortalece  as articulações. Através da flexão do tronco para a direita e para a esquerda  os músculos laterais e dorsais são ativados.

Fique em  pé,  com as  pernas  separadas  (aproximadamente 1,20m). Inspire enquanto eleva os braços lateralmente até a altura dos ombros, com as palmas das mãos para baixo.

Ao expirar, incline o tronco para a  direita até que a mão direita toque os dedos do pé direito, erguendo o braço esquerdo até alinhar-se  verticalmente com os ombros e  com o braço direito; olhe para a mão esquerda, mantendo a postura  por alguns instantes com a  respiração livre.

Ao inspirar volte à posição inicial, com os braços lateralmente  alinhados em direção aos ombros.

Repita a postura agora inclinando o tronco para o lado esquerdo. Inspire voltando à  posição inicial.

Expire abaixando os braços ao longo do corpo e relaxe  respirando  livremente.

Savasana e Relaxamento

Savasana

Sava significa corpo sem vida. É uma postura totalmente apropriada para o relaxamento.

Experimente…

Deite-se no solo de costas com as pernas levemente afastadas, e os braços ao longo do corpo, com as palmas das mãos voltadas para cima. Feche suavemente os olhos e respire livremente,  relaxe por alguns minutos.

Relaxe todas as partes do corpo: pés, pernas, estômago, mãos, braços e ombros, tórax, costas e coluna vertebral, solte bem o pescoço, garganta, a musculatura da face, a testa e toda a região da cabeça. Respire suavemente pelas narinas. Permaneça em relaxamento pelo menos durante 10 minutos.

O relaxamento é de grande importância para que possamos soltar toda a estrutura corporal, harmoniza e equilibra o sistema nervoso. 

Depois de relaxar, espreguice bastante, solte mais um pouco toda a estrutura corporal e sente-se  calmamente.

Silêncio e meditação

Sukasana

 

Em sukasana (postura simples) feche os olhos e mantenha seu corpo relaxado. Observe sua respiração por alguns instantes; depois sinta sua inspiração e sua expiração com tranquilidade, com suavidade e permaneça em silêncio.

Tente começar com cinco minutos diariamente ao levantar e ao deitar; vá expandindo esse tempo e comece a perceber como estes instantes são importantes para a sua saúde física e mental.

Sinta a paz!

Mantenha uma postura mental serena e tranquila, e transforme esta condição em uma norma importante na sua vida cotidiana: bons pensamentos e ações corretas nos aproximam cada vez mais do  equilíbrio e da ALEGRIA!

 

Um bom verão para vocês!

Namastê!

Elma Maria Martins

Elma Maria Martins

Elma Martins é professora de Hatha-Yoga formada na linha Yoga Clássico, praticante das técnicas de Kriya Yoga da Self-Realization Fellowship, e consultora sobre práticas de Yoga na Escola Arte de Ser. Contato: elma.mmartins@gmail.com
Elma Maria Martins

Últimos posts por Elma Maria Martins (exibir todos)

Comments

comments