Certa vez, Paramahansa Yogananda pediu ao seu guru, Sri Yukteswar, que lembrasse algumas passagens de sua infância. Prontamente, ele o atendeu: “- Uma vez, a minha mãe tentou me assustar com a medonha história de um fantasma num quarto escuro. Fui, imediatamente, ao quarto e exprimi minha decepção por não encontrar o fantasma. Mamãe nunca mais me contou histórias de terror. Moral: enfrente o medo e ele o deixará.”.

Com essa história simpática, Yogananda abre seu livro “Viva sem Medo – Como Revelar a sua Força Interior”, publicado pela Self-Realization Fellowship, que reúne conselhos, palestras informais, além de afirmações e orações sugeridas pelo mestre indiano para fortalecer nossa coragem no intuito de vencermos uma das maiores epidemias atuais de nossa sociedade: o medo. Pequeno, porém profundo, o livreto é uma fonte magna de recursos para auxiliar o leitor a superar os obstáculos que o impedem de avançar espiritualmente.

Todos os dias, o noticiário grita uma série de ameaças da violência presente fora de casa. Se apenas se levasse em consideração este fator, pouca gente ousaria atravessar a porta para cumprir suas atividades. A prática da comunicação de massa, cultivada no Ocidente, leva a crer que o perigo é sempre externo. Na contramão dessa lógica, no entanto, Yogananda sinaliza outra perspectiva: “mais do que germes, bombas ou qualquer outra ameaça, o homem deve temer a si mesmo quando está errado.”. É o cultivo dos maus hábitos que cria um ambiente de insegurança mas, desacreditado de sua força interior, o ser humano atribui a fatores externos o cenário de temor.

“Estou no carro blindado de Tua presença, atravessando o campo de batalha da vida. Estou protegido.”. Esta é uma poderosa afirmação sugerida no livro que estabelece profunda conexão com o Criador e tranquiliza a mente. Repetindo-a com concentração e fé, podemos nos lembrar de nossa herança divina.

Yogananda nos recorda: “Os verdadeiros iogues são capazes de controlar a mente em todas as circunstâncias, quando alcançar essa perfeição, você estará livre. Então, saberá que a vida é uma aventura divina. Jesus e outras grandes almas deram prova disso.”.  Valendo-se de notáveis figuras da humanidade, ele reforça importantes conceitos que levam a refletir que somos dotados de uma enorme força que nos conduzirá à condição que desejarmos. Conscientes de suas missões na Terra, esses grandes mestres permaneceram em profunda ligação com o Divino e venceram os enfrentamentos com a sabedoria maior da alma, que todos trazemos dentro de nós.

Um conto curioso, citado no livro, ajuda a ilustrar o poder da mente: uma aldeia recebe a visita do fantasma da varíola que, em diálogo com um morador santo, disse-lhe ter ido buscar três pessoas. Apesar da tristeza, o santo consentiu. Correram-se os dias e as mortes ultrapassaram o número estabelecido pelo fantasma. O santo, então, invocou o espectro e questionou-lhe a tragédia. Veja o que teve como resposta: “Só levei três. As outras deixaram-se morrer por causa do medo.”.

Dominar a mente e treiná-la para a vivência da real felicidade é um exercício constante, que exige determinação, mas que se torna a cada dia mais indispensável não só para obter a paz que necessitamos, como também para contribuir com um ambiente harmonioso ao redor – que é a semente para a paz no mundo. A meditação é um importante caminho acenado por Yogananda para este fim: “Quanto mais meditar, mais perceberá que existe Algo por trás do domínio da consciência comum, onde reina grande paz e felicidade, pois é a primeira prova do contato com Deus. É a percepção consciente da Verdade em você. É disso que você precisa.”.  Ao acionar esta inesgotável fonte de luz em si, não haverá mais o que temer. A realidade da vida e a percepção de tudo o que o circunda serão totalmente diferentes.

Pela ricas pérolas de conhecimento, Viva sem Medo é um livro para se ter na cabeceira da cama, na bolsa/mochila, no porta-luvas do carro. É preciso tê-lo sempre à mão para se recordar que podemos vencer o medo pelo amor.

Viva sem Medo, o livro: https://goo.gl/CZAXoe

Comments

comments