Você sabia que, todos os anos, monges da Self-Realization Fellowship vêm ao Brasil para uma série de palestras e iniciações em Kriya yoga?

Os eventos acontecem em diferentes cidades e incluem uma programação extensa, dedicada tanto a iniciantes quanto a kriyabans (estudantes que já tiveram sua iniciação em Kriya Yoga). Em eventos abertos e públicos, é possível se inscrever e conhecer um pouco mais a respeito do legado de Paramahansa Yogananda e receber as técnicas de meditação após a palestra de abertura que ocorre no primeiro dia de cada evento.

A Self-Realization Fellowship é uma organização fundada pelo mestre indiano Paramahansa Yogananda, considerado o pai da Yoga no Ocidente e tem sede central nos Estados Unidos, com o objetivo de divulgar seus ensinamentos pelo mundo. Por meio de livros, palestras e lições de meditação – enviadas diretamente pelos monges – dá-se continuidade ao trabalho do iogue de promover a teoria e a prática da milenar ciência da yoga por todos os cantos.

 

Como são as visitas monásticas

A programação inclue: palestra pública com meditação dirigida no primeiro dia, sexta-feira (onde ao final o interessado pode se inscrever para assistir, no dia seguinte de manhã, sábado, a aula das técnicas iniciais de meditação da Kriya Yoga. Nesse mesmo sábado, à tarde, para os que já praticam as técnicas básicas com disciplina diária por pelos menos 6 meses,é  realizada a iniciação pelos monges da Self na técnica de Kriya Yoga mais avançada, onde participam também os kriyabans mais antigos. No dia seguinte, no domingo de manhã, ocorrem as revisões dessa técnica mais avançada. Em seguida, perto da hora do almoço, os monges realizam cerimônias de casamento e batizados. Ao final, um filme e uma pequena palestra, marcam o encerramento desse intenso e profundo evento.

Em 2019, elas acontecerão nas cidades de São Paulo, Salvador e Penha.

Inscrições: Para participar, é possível realizar inscrição prévia via e-mail ou pessoalmente, no dia do evento. Sugere-se uma contribuição financeira – que pode ser parcelada – a fim de auxiliar nas despesas da visita, mas qualquer outro valor pode ser dado respeitando-se a consciência de que todos os presentes é que custeam a vinda dos monges ao Brasil.

 

Datas e endereços das visitas:

Santa Catarina – Penha – de 10 a 12 de maio

Av. Itapocoroi, 1393, Praia de Armação, Penha

(55) 47-3345-5600

Informações e inscrições: retiroarmacao@gmail.com

São Paulo – de 17 a 19 de maio

Hotel Grand Mercure Vila Olimpia, sito na Rua Olimpíadas nº 205 – Vila Olimpia – São Paulo

Mais informações e inscrições: http://srfsaopaulo.com.br/visitamonges/programacao/

 

Salvador – de 24 a 26 de maio

Quality Hotel e Suítes São Salvador, rua Dr. José Peroba, 244 – Stiep.

Mais informações e inscrições: http://www.srfsalvador.org.br/newpage2

O que é Kriya Yoga?

Trecho do livro Autobiografia de um Iogue, de Paramahansa Yogananda

“A Kriya Yoga é um método que faz girar as correntes vitais ao redor da espinha dorsal e do cérebro. Com uma prática desse método, pode-se obter o resultado de um ano de evolução física comum. Em meio minuto dessa prática na espinha dorsal, pode-se conseguir o resultado correspondente a um ano de vida na terra. E num ano solar de prática diária de Kriya Yoga, conseguir-se-á o equivalente a muitos anos de evolução.

Movimentando as correntes vitais pela espinha dorsal até o cérebro, desenvolve-se a receptividade. O corpo é composto de trilhões de células. Cada uma delas é como um ser inteligente. Vocês devem educá-las para poder conhecer todas as coisas que acontecem no mundo. Vocês nunca treinam essas células.

Na concentração pela Kriya Yoga, todas as delicadas células da espinha dorsal e do cérebro podem ser ligadas à Fonte Cósmica e tornar-se altamente magnetizadas. Quando limpamos e magnetizamos as células cerebrais pela Kriya Yoga, um Magnetismo Divino as envolve, e todas elas se tornam um cérebro vibrante. Assim, acharemos dentro de nós mesmos, uma infinidade de cérebros despertos, prontos para captar toda a sabedoria.

Devemos lembrar que o Eu espiritual tem estado aprisionado ao corpo durante séculos incontáveis. E não pode ser libertado em um dia, e nem uma curta ou inconstante prática da técnica de Kriya nos levará ao supremo estado de Bem-aventurança, ou nos dará o controle dos órgãos internos. Talvez seja necessária uma prática paciente por um período muito longo. É certo, porém, que a prática da Kriya Yoga trará a grande alegria da pura consciência da Bem-aventurança. Quanto mais a praticarmos, mais depressa obteremos a Bem-aventurança.

Outros métodos espirituais utilizam o auxílio do intelecto, ou processos mentais, para controlar a força vital, a fim de induzir a consciência da alma em sua bem-aventurança e em outros aspectos. Todos os métodos religiosos do mundo, direta ou indiretamente – tácita ou expressamente – prescrevem o controle, regra e a interiorização da força vital, para que possamos transcender o corpo e a mente, e conhecer o Espírito no seu estado natural. A controlam a força vital por meio de algum intermediário: pensamentos, preces, boas obras, devoção ou ‘sono consciente.’

A presença da força vital no homem é vida. Sua ausência é morte. Assim, a Kriya Yoga, o método que ensina o poder vital a controlar diretamente a si mesmo, deve ser o melhor método para compreender a natureza imortal da alma.

Em épocas e climas diferentes, os sábios sugeriram métodos adaptáveis à disposição de espírito e às condições físicas das pessoas com quem conviviam e a quem pregavam. Alguns insistiram nas preces, outros nos sentimentos, outros nas boas obras, outros no amor, outros na razão ou pensamento, outros na meditação; entretanto, seus motivos sempre foram os mesmos. Todos queriam dizer que a consciência do corpo deveria ser superada e a alma, realizada. Seu propósito é precisamente enfatizar a interiorização da força vital que a Kriya Yoga ensina diretamente, sem a ajuda de nenhum intermediário.

O ponto principal da Kriya Yoga é compreender plenamente, pela prática, o mistério da força vital que sustenta o organismo humano e que o faz vibrar com vida e energia.”

Coleção Completa dos livros de Yogananda em português: https://goo.gl/574wro

Comments

comments