Vida de Luz

Sobre o filme “Awake – A Vida de Yogananda”, na edição de janeiro/2016 da revista Bons Fluidos.

 

Texto: Raphaela de Campos Mello

Awake2

“Vocês correm tanto. Só pensam nas contas a pagar. E, com isso, não têm tempo para a bem-aventurança.” Paramahansa Yogananda (1893-1952), autor do clássico Autobiografia de um Iogue (Self-Realization Fellowship), fez essa observação na América do anos 1920. Ele havia recém-chegado aos Estados Unidos para disseminar a ciência da Kriya Yoga, técnica ancorada na meditação precedida por exercícios de energização. Com muito amor e trabalho de formiguinha, foi deixando de ser um exótico estrangeiro para habitar o coração de seus seguidores como mostra o documentário Awake – A Vida de Yogananda, produzido pela CounterPoint em parceria com a Roco Films.

Com sua voz marcante, resgatada de áudios originais, o guru narra sua própria história em alguns momentos; em outros, o ator indiano Anupam Kher lê as palavras do mestre. Emocionante. Assim como seu convite para que vivenciemos o divino dentro de nós. “Era de extrema importância que o filme fosse experiencial, não apenas informativo, e que nós convidássemos os espectadores para uma jornada de expansão da consciência”, ressalta a diretora Paola di Florio, que trabalhou em parceria com Lisa Leeman, ambas norte-americanas.

Untitled

De fato, algo profundo acontece no decorrer da projeção. Será que são os olhos magnéticos de Yogananda? As cenas banhadas em uma luz transcedental? O oceano, a metáfora para a consciência, se esparramando pela telona? A diretora desvenda o mistério. “Criamos momentos de tranquilidade, através dos quais os espectadores podem entrar e sair de ‘meditações cinematográficas’”.

O filme também impressiona pelos relatos dos primeiros discípulos do indiano, intercalados com os de neurocientistas. Fica claro que o santo antecipou o que os próximos anos vão sacramentar: o casamento entre a ciência e a fé.

 

 

capa_13709569bons_fluidos

 

 

 

 

 

 

 

Confira também:

– Awake – A Vida de Yogananda – Entrevista com as diretoras: http://www.culturadapaz.com.br/awake-a-vida-de-yogananda-entrevistas-com-as-diretoras/

– Awake – A Vida de Yogananda: http://www.culturadapaz.com.br/awake-the-life-of-yogananda/

Awake: A Vida de Yogananda

Awake: A Vida de Yogananda é uma biografia não convencional a respeito do swami indiano que trouxe a yoga e a meditação para o Ocidente na década de 1920. Paramahansa Yogananda foi autor do clássico espiritual Autobiografia de um Iogue, que tem vendido milhões de cópias em todo o mundo e é, hoje, leitura obrigatória para buscadores, filósofos e entusiastas pela yoga. (Aparentemente, foi o único livro que Steve Jobs tinha em seu iPad.) Personalizando sua própria busca pela iluminação e compartilhando suas lutas ao longo do caminho, Yogananda tornou os antigos ensinamentos védicos acessíveis ao público moderno, atraindo muitos seguidores e inspirando milhões de pessoas que praticam yoga nos dias de hoje. Filmado durante três anos com a participação de 30 países do mundo inteiro, o documentário examina o motivo pelo qual milhões de pessoas têm voltado sua atenção para dentro na busca pela Autorrealização.

 

 

 

Comments

comments