“Melhores do que o remédio, são os raios de sol. Possuem um maravilhoso poder de cura (…) Um curto banho de sol todos os dias, reforçado por bons hábitos de saúde, manterá o corpo abastecido com energia vital suficiente para destruir todos os micróbios nocivos.”

Paramahansa Yogananda

 

O Sol é fonte de imensa energia e tem sido observado e venerado por muitos povos no decorrer das inúmeras eras do planeta Terra. Na tradição da Yoga, a prática do Surya Namaskar simboliza a gratidão e reverência pelo astro que nos envia energia sem cessar. Representa uma conexão espiritual com toda a Natureza.

Surya: palavra sânscrita, significa Sol. Namaskar quer dizer saudação. Em algumas linhas de hatha-yoga, pratica-se apenas o Surya Namaskar, várias vezes ao dia, por ser uma sequência de posturas muito completa. Uma sugestão é a de praticar quatro vezes, cada uma em direção a um ponto cardeal: Norte, Sul, Leste e Oeste.

Saudar significa, também, reverenciar: por isso, é muito importante que o Surya Namaskar seja praticado em silêncio e com o foco no momento presente. Essa atitude mental ajuda o jovem a desenvolver percepções especiais com a prática, o que será de grande valia no seu processo de autoconhecimento e autotransformação.

Esta prática da hatha-yoga movimenta o corpo de forma equilibrada, harmoniza a energia psíquica e desenvolve a concentração. E, para que os benefícios sejam alcançados, temos que executar a sequência com calma, procurando sentir os movimentos e a respiração.

Ao ensinarmos essa postura, podemos lembrar sobre a magia do Sol que, mesmo tão distante, consegue abraçar nosso corpo com seu calor. Podemos sugerir às crianças que façam o Surya Namaskar visualizando um Sol dentro de seus corações.

Paramahansa Yogananda, considerado o pai da Yoga no Ocidente, ressaltava que para construir uma vida equilibrada, precisamos seguir uma dieta saudável, realizar exercícios físicos adequados como a hatha-yoga, tomar banhos de sol regulares, além de procurar deixar a mente sempre livre das ervas daninhas dos pensamentos negativos através da prática diária da meditação.

Algumas virtudes e qualidades internas são desenvolvidas naturalmente com a prática constante do Surya Namaskar, como: auto-confiança, alegria, coragem, espiritualidade, compaixão, equanimidade, paciência e amor. Esses valores passam a fazer parte da vida dos jovens.

Yoga é a educação da vontade. Ao ensinarmos o Surya Namaskar, estamos incentivando as crianças e jovens no caminho da auto-disciplina, concentração e auto-domínio. Obtendo essas qualidades, eles poderão alcançar suas metas, sejam elas materiais ou espirituais.

Namastê!

Confira o vídeo do livro “Saudação ao Sol – Surya Namaskar”, da editora Omnisciência

Saudação ao Sol – Surya Namaskar: http://www.omnisciencia.com.br/saudacao-ao-sol-surya-namaskar-para-criancas-e-jovens/p

Comments

comments