De 21 a 28 de maio acontecerá a Semana Mundial do Brincar. O evento é organizado pela Aliança Nacional pela Infância desde 2009, está atrelado ao Dia do Brincar, 28 de maio, e envolve uma grande mobilização por parte de diferentes instituições voltadas às crianças: escolas, prefeituras, SESC, organizações sociais e outros.

“As atividades promovidas variam de acordo com a localidade e os parceiros envolvidos. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, com música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e outras ações livres que trazem ludicidade aos lugares mais diversos. Estamos falando, especialmente, do brincar livre, com brinquedos não estruturados, para que as crianças se envolvam e se encantem durante o tempo das brincadeiras.”

Aliança Pela Infância

Se em 2016, o tema da Semana foi “O Brincar que Encanta o Lugar”, desta vez a proposta é refletir sobre o tempo: qual a quantidade e, sobretudo, a qualidade do período reservado à criança para brincar?

“O tempo de brincar é o tempo da convivência, da descoberta, do sentir e se encantar pelo mundo, juntos, na convivência diária e movimentada da vida. E o ritmo torna o tempo saudável. Brincadeiras do dia e da noite, brincadeiras que acendem e agitam o corpo, brincadeiras que acalmam, brincadeiras para imaginar, para sonhar, para pular, para viver, para colocar o ritmo desses pequenos conectado aos ritmos da natureza.”

Inspire-se e convoque a criançada para bons momentos juntos!

 

Para mais informações: http://aliancapelainfancia.org.br/

Já conhece a coleção Omnisciência com livros voltados à Educação para Paz? Todos eles valorizam a infância saudável ao trazer luz para temas importantes como o consumo consciente, o altruísmo e o brincar livre. Conheça: http://www.omnisciencia.com.br/editora-omnisciencia

Carolina Conti

Carolina Conti é jornalista com especialização em Ciências da Religião pela PUC e autora do blog Altar Particular (https://blogaltarparticular.wordpress.com/). Atua como editora e coordenadora da área de Comunicação na Omnisciência.

Últimos posts por Carolina Conti (exibir todos)

Comments

comments