A Semana Mundial do Brincar está chegando: De 22 a 28 de maio acontecerão, em diferentes locais do Brasil, diversas iniciativas visando sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. A Semana é promovida pela Aliança pela Infância do Brasil (criada por Ute Craemer, que você pode conhecer melhor aqui) em parceria com dezenas de outras organizações e, por meio das atividades, objetiva mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna.

Nesses dias, além de brincadeiras, acontecem também: palestras, debates e mobilizações interessantes – todas gratuitas. A visibilidade do evento alcançou a esfera política, já que muitas prefeituras incorporaram a Semana Mundial do Brincar ao calendário de suas cidades.

Semana Mundial do Brincar – Histórico

O Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas, e é celebrado em 28 de maio com a participação de crianças de idades e culturas diferentes.

No Brasil, a Aliança pela Infância teve a iniciativa de difundir essa ideia há mais de dez anos e a data acabou tomando conta de uma semana inteira, de forma autônoma, por atores sociais diversos.

Nos últimos anos, já se contabilizaram centenas de prefeituras engajadas e, só na última edição, cerca de 200 mil pessoas foram mobilizadas para o brincar. A cada ano engajam-se mais e mais pessoas de todas as idades, bem como instituições que desejam promover o brincar infantil como forma de celebrar sua importância no desenvolvimento de todo ser humano.

Por que brincar é tão importante?

O BRINCAR PROMOVE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA;

O BRINCAR É INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA;

O BRINCAR É FONTE DE APRENDIZADO E TROCA DE SABERES;

O BRINCAR É UMA FORMA DE EXPRESSÃO CULTURAL;

O BRINCAR CRIA VÍNCULOS SOCIAIS E DE COMUNICAÇÃO;

O BRINCAR É FONTE DE PRAZER.

*Recentemente, publicamos aqui no Blog um artigo com dicas de atividades para crianças de até 3 anos de idade: http://www.culturadapaz.com.br/educar-crianca-de-0-a-3-anos-exige-sensibilidade-e-delicadeza/

 

Arte SMB Instaeblog

 

Confira a programação completa da Semana Mundial do Brincar 2016 aqui: http://aliancapelainfancia.org.br/semana-mundial-do-brincar/

No link a seguir, o guia completo da Semana (que inclui dicas de atividades lúdicas e educativas para realizar com as crianças o ano todo): http://aliancapelainfancia.org.br/confira/  

Carolina Conti

Carolina Conti é jornalista com especialização em Ciências da Religião pela PUC e autora do blog Altar Particular (https://blogaltarparticular.wordpress.com/). Atua como editora e coordenadora da área de Comunicação na Omnisciência.

Últimos posts por Carolina Conti (exibir todos)

Comments

comments