De antemão é preciso refletir sobre o significado de ser vitorioso na vida. Sucesso na carreira profissional e prosperidade financeira são dois itens considerados importantes por uma parcela considerável da população, sobretudo no Ocidente – que o lema define: “tempo é dinheiro”. Quanto maior a produção, mais se converte em bens materiais e – aos olhos dos demais – tem-se uma certa reverência (status).

Para romper com essa lógica geradora de estresse e frustrações, o mestre iogue Paramahansa Yogananda – em seu livro “Para ser vitorioso na vida” – propõe mudar a direção. Baseado nas escrituras sagradas da Índia e, com elas, no que foi repassado por gerações através de grandes mestres da humanidade, para Yogananda, a seta tem de se voltar para a alma. Ele, último integrante da linhagem de gurus da Self-Realization Fellowship, cuja dianteira tem Babaji – que resgatou a milenar ciência da meditação iogue (kriya yoga) – veio aos Estados Unidos dos anos 1920 para repassar tais conhecimento e tornar claro que a felicidade, na verdade, vive dentro de cada pessoa.

As técnicas da meditação ensinadas por Yogananda foram repassadas a monges que, até hoje, a mantém vivas por meio de lições que podem ser solicitadas via correspondência por quem tiver interesse em aprendê-las. Para te inspirar a alimentar a autoconfiança e promover, antes transformações internas para – posteriormente – alterar o ambiente externo, separamos algumas frases e afirmações do livro:

 

“Focar o ponto entre as sombrancelhas é de extrema importância para se alcançar uma profunda e completa conexão com a força criadora do universo: “Se vocês focalizarem  a atenção nessa sede da concentração, encontrarão tremenda força espiritual e auxílio em seu interior. Sintam que sua consciência se expande na consciência divina. Sintam que não existem barreiras nem apegos ao corpo, e que estão se aproximando cada vez mais do reino de Deus, aonde se pode entrar através do olho espiritual.”

 

“Cada palavra minha para vocês está vindo de Deus. E o que digo a vocês, eu experimentei.  Se praticarem estas verdades, verão por si mesmos que o que estou dizendo  é real. Estou lhes dando  pepitas de ouro de verdade; elas os tornarão  ricos em Espírito se vocês as utilizarem em seu potencial mais pleno. Enquanto  o mundo  corre sem saber para onde, não desperdicem o tempo em esforços menores. Para que irem atrás de um pouquinho de dinheiro ou de saúde? São becos sem saída. Aparentemente, somos muito fracos: algo dá errado e desmoronamos. Todavia, por trás de cada osso e de cada músculo, por trás de todos os nossos pensamentos e atos de vontade, está o espírito infinito de Deus. Busquem-No,  e vocês obterão a vitória total. Sorrirão para o mundo com um sorriso interior, de- monstrando  que encontraram algo muito melhor do que os tesouros materiais.”

 

“Uma existência tão letárgica quase não merece o nome de vida. Estar vivo é empolgar-se com um propósito, é avançar com indômita  determinação  rumo a um objetivo.  Seja entusiaticamente  ativo, busque ser alguém e dê ao mundo algo que valha a pena. Foi porque meu Mestre [Swami Sri Yukteswar] fortaleceu minha convicção de que eu podia ser alguém que eu me esforcei para isso, apesar de todas  as forças que tentaram me impedir.”

 

“É a atividade que cria a grandeza. Você não será bem-sucedido a não ser que de fato realize coisas.”

 

“Toda ação se inicia no pensamento, que é ação no plano da consciência. Para se manifestar, os pensamentos têm que estar carregados de vontade dinâmica, com perseverança e concentração,  para estimular  o poder invencível da mente. Portanto,  pensar grande é um primeiro passo, mas depois você precisa dar poder à ideia com vontade, colocando em marcha as correspondentes leis da ação.”

 

“O guru ensina a arte de meditar, de cauterizar as ervas daninhas dos hábitos limitadores e do mau karma que tentam sufocar o seu solo. Resista a esses inimigos; continue tentando.  Mas não machuque ninguém de propósito, com rudes táticas para fazer as coisas do seu jeito. Use os poderes espirituais da mente e da vontade para vencer as forças e as circunstâncias obstrutoras que o rodeiam assim como as limitações interiores que você mesmo criou. Então, poderá ser o que quiser e realizar o que quiser.”

 

“Não se perca em meio a influências erradas. A mente consciente desanima facilmente com as limi- tações impostas pelo ambiente  e pelas sugestões de outras pessoas. No começo, eu era considerado  um inútil pela minha família, porque não buscava o que o mundo oferecia. Mas resisti aos pensamentos depreciativos. Quando  você aceita as limitações das condições externas e dos detratores,  sua criatividade e vontade de ter sucesso são paralisadas. Essa análise aplica-se a todos os que fracassaram na vida.”

 

“Pai Celestial,  abre  meu  olho espiritual para que eu possa entrar no Teu reino de onipresença.

Pai, não me deixes para trás neste mundo mortal de sofrimentos; conduz-me da escuridão à luz, da morte à imortalidade, da ignorância à sabedoria infinita e da tristeza à alegria eterna.”

 

para_ser_vitorioso_na_vida

http://www.omnisciencia.com.br/para-ser-vitorioso-na-vida/p

Últimos posts por Blog da Cultura da Paz (exibir todos)

Comments

comments