Afinal, o que é a Kriya Yoga? Vejam o que diz o maior expoente dessa técnica no mundo, Paramahansa Yogananda, autor do clássico Autobiografia de um Iogue (http://www.omnisciencia.com.br/autobiografia-de-um-iogue/p), grande mestre indiano que veio para os EUA com a missão de difundir esse conhecimento no Ocidente:

kriya yoga

“A Kriya Yoga é um método que faz girar as correntes vitais ao redor da espinha dorsal e do cérebro. Com uma prática desse método, pode-se obter o resultado de um ano de evolução física comum. Em meio minuto dessa prática na espinha dorsal, pode-se conseguir o resultado correspondente a um ano de vida na terra. E num ano solar de prática diária de Kriya Yoga, conseguir-se-á o equivalente a muitos anos de evolução.

Movimentando as correntes vitais pela espinha dorsal até o cérebro, desenvolve-se a receptividade. O corpo é composto de trilhões de células. Cada uma delas é como um ser inteligente. Vocês devem educá-las para poder conhecer todas as coisas que acontecem no mundo. Vocês nunca treinam  essas células.

Na concentração pela Kriya Yoga, todas as delicadas células da espinha dorsal e do cérebro podem ser ligadas à Fonte Cósmica e tornar-se altamente magnetizadas. Quando limpamos e magnetizamos as células cerebrais pela Kriya Yoga, um Magnetismo Divino as envolve, e todas elas se tornam um cérebro vibrante. Assim, acharemos dentro de nós mesmos, uma infinidade de cérebros despertos, prontos para captar toda a sabedoria.

kriya yoga

Devemos lembrar que o Eu espiritual tem estado aprisionado ao corpo durante séculos incontáveis. E não pode ser libertado em um dia, e nem uma curta ou inconstante prática da técnica de Kriya nos levará ao supremo estado de Bem-aventurança, ou nos dará o controle dos órgãos internos. Talvez seja necessária uma prática paciente por um período muito longo. É certo, porém, que a prática da Kriya Yoga trará a grande alegria da pura consciência da Bem-aventurança. Quanto mais a praticarmos, mais depressa obteremos a Bem-aventurança.

Outros métodos espirituais utilizam o auxílio do intelecto, ou processos mentais, para controlar a força vital, a fim de induzir a consciência da alma em sua bem-aventurança e em outros aspectos. Todos os métodos religiosos do mundo, direta ou indiretamente – tácita ou expressamente – prescrevem o controle, regra e a interiorização da força vital, para que possamos transcender o corpo e a mente, e conhecer o Espírito no seu estado natural. A controlam a força vital por meio de algum intermediário: pensamentos, preces, boas obras, devoção ou ‘sono consciente.’

kriya yoga

A presença da força vital no homem é vida. Sua ausência é morte. Assim, a Kriya Yoga, o método que ensina o poder vital a controlar diretamente a si mesmo, deve ser o melhor método para compreender a natureza imortal da alma.

Em épocas e climas diferentes, os sábios sugeriram métodos adaptáveis à disposição de espírito e às condições físicas das pessoas com quem conviviam e a quem pregavam. Alguns insistiram nas preces, outros nos sentimentos, outros nas boas obras, outros no amor, outros na razão ou pensamento, outros na meditação; entretanto, seus motivos sempre foram os mesmos. Todos queriam dizer que a consciência do corpo deveria ser superada e a alma, realizada. Seu propósito é precisamente enfatizar a interiorização da força vital que a Kriya Yoga ensina diretamente, sem a ajuda de nenhum intermediário.

O ponto principal da Kriya Yoga é compreender plenamente, pela prática, o mistério da força vital que sustenta o organismo humano e que o faz vibrar com vida e energia.”

Últimos posts por Blog da Cultura da Paz (exibir todos)

Comments

comments