Quantas vezes por dia a gente se perde em reações impulsivas, nervosismo ou alimentando pensamentos negativos, que tanto nos prejudicam? Seja nos relacionamentos diários em casa, no ambiente de trabalho, ou nos desafios da vida cotidiana em uma grande cidade como São Paulo, onde o comportamento no trânsito, por exemplo, muitas vezes é hostil. O fato é que todos esses desequilíbrios têm a sua raiz numa sobrecarga, como nos explica claramente o mestre indiano Paramahansa Yogananda: “Se ligarmos uma lâmpada de 50 watts a uma fonte de dois mil volts, a lâmpada se queimará. Analogamente, o sistema nervoso não foi criado para suportar a força destrutiva de emoções intensas ou de pensamentos e sentimentos negativos e persistentes”.

Diz, ainda: “Cultivar constantes pensamentos de medo, raiva, melancolia, remorso, inveja, tristeza, ódio, descontentamento ou preocupação; e carecer do que é necessário à vida normal e feliz, como alimentação correta, exercício apropriado, ar puro, luz solar, trabalho satisfatório e um objetivo na vida – todas são causas de doenças nervosas”.

Neste artigo, vamos incursionar pelo nosso sistema nervoso, compreendendo melhor como ele funciona e – depois – praticar um exercício que pode ser realizado várias vezes ao dia e auxiliará a restabelecer a paz interior, a calma. Os trechos entre aspas foram extraídos do livro A Eterna Busca do Homem, de Yogananda.

Sistema nervoso, uma caixa de comandos – Por Paramahansa Yogananda

“O sistema nervoso é o emissor e o receptor telefônico do corpo, permitindo que o homem responda aos estímulos externos e internos. A agitação abala o equilíbrio nervoso, enviando demasiada energia para algumas áreas e privando outras de sua dosagem normal. A falta de distribuição adequada do potencial nervoso é a única causa do nervosismo. O homem calmo – o que evita a agitação porque não é excessivamente apegado a seu ego e tem consciência de que Deus, e não ele, dirige o universo – é sempre capaz de enfrentar qualquer situação na vida, porque sua força nervosa está equilibrada. Disse o Senhor Krishna: “Aquele que conhece o Espírito, residindo no Ser Supremo, com inabalável discernimento, livre da ilusão, nem exulta desse modo com as experiências agradáveis, nem fica deprimido pelas experiências desagradáveis.” Esta é a meta que devemos nos esforçar por atingir.

O sistema nervoso fornece corrente vital ao cérebro, ao coração e às outras partes do corpo. Distribui energia aos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Os nervos são nosso meio de contato com o mundo exterior e a fonte de todas as reações sensórias. Por isso, é extremamente importante mantê-los em estado de equilíbrio perfeito, sem dar a uma parte do corpo um exagerado choque de energia, o que limita o suprimento a outras áreas. Não pela inquietude ou por reações emocionais, e sim pela calma, pela profunda confiança em Deus, alcançamos o estado iogue de um ser equilibrado.”

Cure-se!

Meditação cura nervosismo

“Palavras ou afirmações sinceras, repetidas com compreensão, sentimento e vontade seguramente farão com que a Força Vibratória Cósmica Onipresente o auxilie em sua dificuldade”, diz Yogananda.

Que tal dedicar alguns minutos para tranquilizar-se fazendo o seguinte exercício?

– Sente-se de modo confortável em uma cadeira; mantenha a coluna ereta e longe do encosto; acomode as mãos na altura das coxas, viradas para cima, e volte o olhar para a região entre as sobrancelhas (olhos semiabertos ou fechados);

– Observe a respiração sem forçá-la;

– Não julgue os pensamentos que vierem à mente, apenas permita que surjam e vão embora com naturalidade;

– Repita a seguinte afirmação (primeiro, em voz alta; em seguida, como um sussurro e, depois, apenas mentalmente – até sentir que interiorizou o conteúdo):

“Sou um príncipe da paz, sentado no trono do equilíbrio, dirigindo meu reino de atividade”

– Novamente volte a perceber a respiração, possivelmente mais tranquila e espaçada do que no começo do exercício;

– Você pode realizar esta prática várias vezes ao dia

Namastê!


Artigo relacionado: A música como processo de cura

A Eterna Busca do Homem

eterna-busca-do-homemEm “A Eterna Busca do Homem”, primeiro volume de uma coletânea de palestras de Paramahansa Yogananda, o autor revela as verdades universais da ciência da Yoga aplicadas tanto na vida cotidiana, como em sua eterna busca espiritual. As palestras são uma grande fonte de inspiração e guia para os dias de hoje, pois trazem importantes temas para a construção de uma vida equilibrada, como: Autoanálise: Chave Para Dominar a Vida •Eliminar do Rádio Mental a Estática do Medo •Hábitos: teu amo ou escravo? • A Cura pelo Poder Ilimitado de Deus •Nervosismo – Causa e Cura •Recompensas Físicas e Espirituais do Jejum •A Divina Arte de Fazer Amigos •Equilíbrio Mental em um Mundo Mutável • A Universalidade da Yoga, entre outros.

 

 

 

Outros títulos da trilogia:

O Romance com Deus

O Romance com Deus, de Paramahansa Yogananda“O Romance com Deus” é o segundo volume da coletânea de palestras de Paramahansa Yogananda, um dos maiores mestres da ciência da meditação iogue. Tal qual o primeiro volume (A Eterna Busca do Homem), esta obra traz profundas revelações de como a ciência da yoga pode auxiliar o homem contemporâneo a lidar com suas questões cotidianas e existenciais.
Em linguagem simples, Yogananda aprofunda temas importantes como: O Poder Ilimitado da mente • A arte iogue de superar a consciência mortal e a morte • Magnetismo: o poder inerente da alma • Por que o mal faz parte da criação divina • Como harmonizar métodos de cura física, mental e espiritual • Os ideais de Mahatma Gandhi • Para onde foram nossos entes queridos? • O potencial desconhecido da memória • Como trabalhar sem fadiga • Como controlar o destino, entre outros.

 

 

Jornada para a Autorrealização

jornada-para-a-autorrealizacao

Jornada para a Autorrealização” é o terceiro volume da coletânea de palestras de Paramahansa Yogananda, um dos maiores mestres da ciência da meditação iogue. Tal qual o primeiro e o segundo volumes (A Eterna Busca do Homem e O Romance com Deus), esta obra traz profundas revelações de como a ciência da Yoga pode auxiliar o homem contemporâneo a lidar com suas questões cotidianas e existenciais.
Veja alguns dos importantes temas abordados por Yogananda: Como expressar a juventude eterna• Negócios, equilíbrio e paz Interior: reequilibrando a semana de trabalho • Exame profundo do nervosismo • A psicologia do melindre • Um mundo unido com Deus como presidente • O caminho da sabedoria para superar o karma • Os verdadeiros sinais de progresso na meditação • Como focalizar o poder da atenção para obter sucesso • Acelerando a evolução humana • Seja um conquistador de corações, entre outros.

 

 

Últimos posts por Blog da Cultura da Paz (exibir todos)

Comments

comments