pessoa-lendo

Ufa, dezembro. Chegou a hora de desacelerar, desfrutar de momentos de descanso e em família. Gostaríamos de sugerir alguns títulos inspiradores para que aproveite – ao menos parte das férias – para viajar na companhia de um bom livro.

autobiografia de um iogueAutobiografia de um Iogue

Em “Autobiografia de um Iogue”, Paramahansa Yogananda oferece um verdadeiro portal para a compreensão da filosofia indiana narrando sua infância, a peregrinação em busca de seu mestre espiritual, a vida de cada um dos mestres de sua linhagem (Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya, Sri Yukteswar), a fundação de uma escola baseada nos princípios da ciência da Yoga, sua vinda para a América e uma peregrinação pela Europa e Oriente, onde teve contato com grandes santos e mestres espirituais da época. É também um passo inicial seguro para quem deseja conhecer a ciência da Kriya-Yoga, técnicas científicas avançadas de meditação iogue. Edição completa, editada pela Self-Realization Fellowship, organização espiritual sem fins lucrativos fundada por Paramahansa Yogananda em 1920, com sede internacional nos EUA.
Considerado um best-seller, integrante da lista dos cem maiores livros espirituais já publicados em todo o mundo, é editado há mais de 60 anos, atualmente em quase 30 línguas e é uma das maiores revelações já publicadas no Ocidente sobre as profundezas da mente e do coração hindus e a riqueza espiritual da Ciência da Yoga. Livro de cabeceira de famosos como George Harrison, Steve Jobs, Gilberto Gil, entre outros.

segunda-vinda-de-cristo-yoganandaA Segunda Vinda de Cristo

A Segunda Vinda de Cristo” é o primeiro volume de uma série de três, já lançados em inglês, e ansiosamente aguardado em português. Nesta obra, Yogananda explica os evangelhos de Jesus sob o ponto de vista da Yoga, procurando apresentar a simbologia mística que existe por trás de toda a vida desse grande Mestre da Humanidade. As conhecidas parábolas cristãs tornam-se facilmente compreendidas nas sábias palavras de Yogananda que esteve, inclusive, visitando a terra santa – onde pode comprovar, de perto, a veracidade presente na história de Jesus. O prefácio, escrito por Sri Daya Mata – discípula direta de Paramahansa Yogananda – já dá uma ideia do valioso conteúdo deste livro:
“É minha esperança e minha oração que, neste novo milênio, a publicação há muito esperada de meu guru, “A Segunda Vinda de Cristo’, acenda a chama do amor divino no coração de todos os que leram estas páginas. A mensagem deste livro ilumina o caminho universal que recebe e abraça pessoas de todas as raças, nacionalidades e religiões. Que a extraordinária verdade e inspiração apresentadas nestes volumes ajudem a conduzir o mundo a uma era iluminada de paz, união, fraternidade mundial e comunhão com nosso único Pai-Mãe-Amigo-Amado Deus.”

yoga-de-jesus-yoganandaA Yoga de Jesus

Em A Yoga de Jesus, Paramahansa Yogananda tece uma leitura muito ampla dos evangelhos do mestre da Galileia, apontando para a unidade de conhecimento espiritual existente entre o Oriente e o Ocidente. A missão do indiano no continente americano, designada pelos mestres que o antecederam na sua linhagem, foi justamente a de mostrar a Verdade Única que reluz na intimidade dos ensinamentos de todas as verdadeiras religiões. Enquanto aprofunda a compreensão dos ensinamentos de Jesus, Yogananda traça um paralelo dos evangelhos com a sabedoria contida na bíblia do hindus, o Bhagavad Gita, de onde fluem os elevados ensinamentos de Sri Krishna, considerado o Cristo do Oriente. Nas passagens bíblicas citadas por Yogananda ao longo do livro, percebe-se que Jesus não só conhecia yoga, como também ensinou essa ciência sagrada, de realização divina, a seus discípulos mais próximos. A Yoga de Jesus é uma compilação da famosa obra do autor intitulada A Segunda Vinda de Cristo: a Ressurreição de Cristo Dentro de Você, fundamental para todos os que querem compreender em profundidade os ensinamentos de Jesus e sua aplicação prática para os dias de hoje na construção de uma Cultura de Paz.
Alguns dos temas apresentados: Os “anos desconhecidos” que Jesus passou na Índia •A antiga ciência da meditação: como tornar-se um Cristo • O verdadeiro significado do batismo • De que modo os princípios e métodos da yoga são equivalentes aos ensinamentos dos maiores santos e místicos cristãos.
Sobre Jesus, disse Yogananda: “Ele ensinou a ciência completa da yoga, o caminho transcendente da união divina por meio da meditação.”

poesia-misticaPoesia Mística

“Ao toque imortal de Tuas mãos, meu pequeno coração perde seus limites na alegria, e faz nascer inefáveis expressões”. Rabindranath Tagore foi um apaixonado pelo Absoluto, o mistério que ultrapassa e dá sentido a todos os nossos desejos e buscas. Ele, porém, não buscava nem encontrou o Absoluto fora deste mundo. Ao contrário, percebeu-o nos seres e nas situações e acontecimentos do dia-a-dia. “Poesia Mística” é um livro formado por oito pequenas obras, constituindo a chamada Lírica Breve, apenas uma parcela da imensa obra do poeta oriental.

 

kabir cem poemasKabir Cem poemas

Na paisagem da poesia mística, os versos de Kabir alcançam alturas poucas vezes igualadas. Tecelão e iletrado, o grande mestre indiano do século XV discorreu, em linguagem acessível, sobre temas metafísicos da máxima sutileza. Irreverente e acusado de heresia, veio a ser considerado santo por hinduístas, muçulmanos e siques. Transmitidos de geração a geração, seus poemas orais condensam e harmonizam as mais sublimes aquisições do ioga e do sufismo. Rabindranath Tagore, o primeiro não europeu a conquistar, em 1913, o Prêmio Nobel de Literatura, selecionou e traduziu 100 poemas de Kabir para o inglês. E essa tradução, publicada na Inglaterra em 1915 e retraduzida depois em vários idiomas, tornou o místico medieval amplamente conhecido no Ocidente.

gandhi-autobiografiaGandhi – autobiografia

Trata-se de mostrar ao público brasileiro uma parte importante – e das mais representativas – da extensa obra escrita desse notável pensador, político e educador indiano. Num momento em que questões relativas à ética, à liberdade, aos direitos humanos, e à exclusão social se tornam desafiadoras e, em muitos países, de solução inadiável, abordá-las é uma tarefa que interessa a todos os setores da sociedade. Conceitos como a não-violência, por exemplo, são detalhadamente apresentados e fundamentados pelo autor. Ao lado da educação e dos trabalhos comunitários, ela surge como instrumento de primeiríssima necessidade para a definição de novos modos de interação humana. Por tudo isso a apresentação desta obra atende a uma necessidade básica, em especial se levarmos em conta que o colonialismo – para cuja abolição Gandhi tanto se empenhou – hoje ressurge sob novas formas e em escala planetária.

Visite a nossa loja virtual e conheça todos os títulos: http://www.omnisciencia.com.br/

 

 

Últimos posts por Blog da Cultura da Paz (exibir todos)

Comments

comments