Pesquisadores do departamento de psicologia da Universidade de McGill (Canadá), revisaram 155 estudos sobre a atuação da música na neuroquímica humana e afirmaram que há inúmeras evidências de que ela influencia diretamente em nossa saúde, sobretudo no que diz respeito a temperamento, estresse, imunidade e interações sociais (fonte: Medical Xpress)

O que a ciência, principalmente a neurociência, vem provando nos últimos anos – de alguma forma – já era sabido pelos povos ancestrais, pois canções, muitas vezes acompanhadas de danças, sempre estiveram presentes em rituais religiosos, de cura, e celebrações gerais (algo que nos acompanha até os dias de hoje).

Então, sabendo de todos esses benefícios, separamos para você três músicas terapêuticas do Programa Omnisciência de Educação para Paz, que tocam a alma profundamente e – ainda que só por alguns minutinhos – entregando-se a elas você vai conseguir estabelecer um ambiente interior de paz e alegria reconfortantes!

Ouça:

Batalha Interior

“Seja você a mudança que quer ver no mundo”, diria Gandhi. Tudo começa em nós e é por esse motivo que se faz necessário autoconhecer-se para desenvolver habilidades como a calma e a serenidade ao invés de ceder às duras emoções que tanto nos prejudicam, assim como aqueles que nos rodeiam.

Batalha Interior

 A batalha está dentro de nós

Não há nenhuma luta lá fora

A gente é quem cria

O aqui e o agora

O Bem, quer respirar e viver

O Mal, quer te anular, entorpecer

Desperte sua inocência

Expanda sua consciência

O Cosmo a te guiar

E você, se soltar, e voltar a brilhar 

Desacelerar para Curar

Aquietar o passo e – sobretudo – a mente, sobrecarregada pelas tarefas e inquietações diárias. Sentir no coração o apelo da alma por tranquilidade e dar vez à natural alegria que advém do coração quando nos dispomos a olhar para dentro.

Desacelerar para Curar

Das sombras eu me despeço

Para a luz eu vou me abrir

Abro as portas pro Amor

E espanto toda dor

Agradeço pelas sombras

Onde pude enxergar

Uma grande intolerância

Que eu quero transformar

 

Desacelerar é nossa cura

Desacelerar para curar

Respire

A respiração consciente é uma poderosa ferramenta para trazer paz e equilíbrio.

Perceba, com naturalidade, o ar que entra e sai das narinas. Sinta a reconfortante alegria que é estar presente neste momento, abstraindo problemas e preocupações e sintonizando com a sua porção mais profunda, constituída essencialmente de luz.

Respire!

Solte todo ar

E exale qualquer dor

Solte todo ar

E inspire o Amor

Você tem uma chave

Pra controlar a emoção

O caminho para isso

É a respiração

 

Respire

Respire

Respire com atenção

 

Respire

Respire

Respire calmamente

Tempo para Meditar

Uma pausa para estar consigo mesmo a fim de aprofundar-se na meditação e criar um ambiente interior de leveza e paz, onde as paixões se diluem e a alegria de estar em comunhão com todo o Universo se faz presente.

Tempo para Meditar

Aqui estou eu, novamente

Procurando te encontrar

Acalmando as paixões

Procurando respirar

Dissolvendo as ilusões

Tempo para Meditar

 

Letras: Maeve Vida

Produção Musical: Thiago Pitiá

 


Leia também: A música como arte espiritual e terapêutica

Comments

comments