Passamos por um momento delicado em que a economia é apenas a última expressão de uma crise que começa dentro de cada um de nós. É custoso acreditar que tanto os problemas quanto as resoluções da vida moram interiormente, por isso costumamos “terceirizar” as dificuldades ou as alegrias atribuindo a uma determinada situação, ou a alguém, a causa do nosso insucesso/sucesso. Mestres da Humanidade, de diferentes épocas, no entanto, sempre fazem lembrar da importância de aquietar e perceber o que nos diz a voz da alma. É nesse momento que as respostas vêm à tona.

Palestra de Paramahansa Yogananda nos Estados Unidos

Palestra de Paramahansa Yogananda nos Estados Unidos

Paramahansa Yogananda, mestre iogue indiano, aportou no continente americano em 1920 e, das inúmeras diferenças culturais entre a sua terra natal e os Estados Unidos, uma das que mais lhe chamou a atenção foi o apego exagerado – dos americanos – ao dinheiro e aos bens materiais (como se pode ver no documentário que narra a sua vida). Tendo como recurso a sabedoria milenar da yoga, ele abordou a questão do êxito material em muitas palestras. Copiamos, abaixo, um dos trechos em que trata do tema. Ele foi extraído do livro “Afirmações Científicas de Cura”.

Leis do êxito material, nos níveis subconsciente, consciente e super consciente

Obtém-se o êxito pela obediência às leis divinas e às leis materiais. Tanto o êxito material quanto o espiritual deveriam ser alcançados. O êxito material consiste em possuir as necessidades da vida.

A ambição de fazer fortuna deve incluir o desejo de auxiliar os outros. Adquira todo o dinheiro que puder, melhorando de algum modo a sua comunidade, o seu país ou o mundo; jamais, porém, busque o lucro financeiro agindo contra os interesses deles.

Nos níveis subconsciente, consciente e superconsciente, existem leis do êxito material e de como superar uma atitude mental derrotista.

No nível subconsciente, a lei do êxito é que se repitam afirmações, com intensidade e atenção, imediatamente antes de dormir e depois de acordar. Não duvide. Quando quiser alcançar qualquer objetivo digno, expulse o pensamento de fracasso. Sendo filho de Deus, acredite que você tem acesso a todas as coisas que a Ele pertencem.

A ignorância e a descrença em relação a essa lei têm privado o homem de sua herança imortal. Para utilizar os recursos do suprimento divino, você deve destruir as sementes subconscientes dos pensamentos errados pela repetição uniforme de afirmações impregnadas de confiança infinita.

No nível consciente, a lei do êxito é planejar e agir de maneira inteligente, sentindo, o tempo todo, que Deus o está auxiliando em seu planejamento e em seu esforço contínuo e laborioso.

No nível superconsciente, a lei do êxito é posta em funcionamento pelas orações do homem e por sua compreensão da onipotência do Senhor. Não interrompa seus esforços conscientes nem dependa exclusivamente das suas aptidões naturais, mas peça a ajuda divina em tudo que fizer.

Quando se combinam esses métodos, referentes aos níveis subconsciente, consciente e superconsciente, o êxito é garantido. Tente outra vez, não importa quantas vezes tenha fracassado.

Breves afirmações (“As palavras faladas são sons produzidos pelas vibrações dos pensamentos; os pensamentos são vibrações emitidas pelo ego ou pela alma. Cada palavra que você pronuncia deve ser reforçada com a vibração da alma” – Paramahansa Yogananda”):

“Sei que o poder de Deus é ilimitado; sendo feito à imagem Dele, eu também sou dotado de força para superar todos os obstáculos.”

“Eu tenho o poder criador do Espírito. A Inteligência Infinita me guiará e resolverá todos os problemas.”

“Deus é o meu Banco Divino inesgotável. Sou sempre rico, pois tenho acesso ao Armazém Cósmico.”

“Viverei com perfeita fé no poder do Bem Onipresente para trazer a mim o que eu precisar, no momento certo.”

“A luz solar da prosperidade divina acabou de irromper no escuro céu de minhas limitações. Sou filho de Deus. O que Ele tem, eu tenho.”

************************************************

Brother Bhaktananda

Brother Bhaktananda

Entrar em contato com as palavras, a sabedoria, de uma grande figura como Yogananda é extremamente enriquecedor. Brother Bhaktananda, monge da Self-Realization Fellowship (instituição criada pelo mestre iogue para disseminar seus ensinamentos pelo mundo), em palestra intitulada “Como aperfeiçoar os relacionamentos humanos” – ministrada no ano de 1991, frisou a importância de tornar frequentes as leituras das obras do indiano a fim de promover grandes transformações:

“Uma das maneiras de ter uma consciência espiritual, positiva, é ler os livros do Mestre”, diz Bro. Bhaktananda. Ele cita especificamente os livros de orações e afirmações: Whispers of Eternity  (Sussurros da Eternidade), Meditações Metafísicas e Afirmações Científicas de Cura. “Neles o Guru nos lembra que somos filhos de Deus; que Deus está dentro de nós, seus poderes estão conosco e Deus está nos ajudando a superar nossos problemas psicológicos. À medida que lemos, nossa consciência se transforma. Muitos devotos assim testemunham.”

Um devoto contou que “vinha de uma família em que ele odiava os pais. Não gostava do governo, da sociedade, de ninguém. Não se dava bem com as pessoas. Era casado mas estava se divorciando. No trabalho, sempre se encrencava com os colegas por causa de sua atitude negativa. Então ele veio ao Templo de Hollywood para assistir a um serviço de meditação; e era Yogananda quem conduzia o serviço naquele dia – isso foi em 1947. O rapaz gostou do que ouviu e aí foi à sala de livros do Templo e ficou olhando as obras à venda; mas ele só teve dinheiro suficiente para comprar o livro Afirmações Científicas de Cura, que era o mais barato à época. Então ele o levou ao seu quarto e começou a ler de fio a pavio e, quando acabou, começou tudo de novo. E assim ele lia este livro de uma a duas horas todos os dias. Depois de duas semanas fazendo isso, ele era uma pessoa completamente diferente, conforme me disse. Toda a negatividade parecia tê-lo deixado. Pelo menos o suficiente para que se sentisse melhor consigo mesmo. E assim ele começou a se dar melhor com os outros. Ele mudou tanto que foi aceito como monge na Self-Realization Fellowship!”

(Tradução do texto/Brother Bhaktananda: Maria Tereza Piacentini)

 

afirmacoes-cientificas-de-curameditacoes-metafisicas

Comments

comments