Quem não precisa tirar uns dias para si, em meio à Natureza, desfrutando de silêncio, paz e, ainda, em sintonia consigo mesmo e com Deus? Este é um roteiro tentador e, é por conta dele, que muitas pessoas escolhem fazer um retiro espiritual. Aqui no Brasil, existem quatro retiros organizados por estudantes da Self-Realization Fellowship, que – em diferentes épocas do ano – acolhem centenas de pessoas.

Como há muita gente que quer saber como esses retiros funcionam, se são destinados apenas a quem já pratica as técnicas de meditação da Kriya Yoga, se há algum pré-requisito para participar, etc, procuramos reunir nesse artigo algumas informações que esperamos aclarar as dúvidas e instigá-lo a conhecer e se propiciar essa experiência divina e enriquecedora.

Se você não sabe o que é a Self-Realization Fellowship: Paramahansa Yogananda, considerado o pai da Yoga no Ocidente, veio aos Estados Unidos em 1920 com a missão – solicitada pela sua linhagem de mestres –  de difundir a Kriya Yoga, uma técnica avançada de meditação. Para que esse sagrado conteúdo mantivesse sua pureza original, ele fundou a Self-Realization Fellowship (SRF), que – até os dias de hoje – é responsável pela difusão de seus ensinamentos mundo afora. Este trabalho ocorre por meio da publicação de escritos e conferências do mestre, palestras realizadas por monges e por meio do envio de lições* que contêm técnicas de meditação e um passo a passo sobre a ciência da Kriya Yoga.

A programação de um retiro de silêncio

Com exceção dos retiros de jovens-adultos e o de pais e filhos, que são mais específicos e acontecem duas vezes ao ano, nas férias de janeiro e julho, há inúmeros retiros de silêncio ao longo dos meses. Não é obrigatório ser estudante da SRF, nem há nenhum pré-requisito para participar de um primeiro retiro.

Basicamente, a programação envolve:

  • Exercícios de Energização – fazem parte das técnicas contidas nas lições da SRF e são praticados duas vezes ao dia com o objetivo de recarregar o corpo de energia vital. Quem não é ainda estudante da SRF, pode observar a prática desses exercícios.
  • Práticas de meditação – intercalam períodos de silêncio, leitura e cantos devocionais. Algumas são mais curtas, de cerca de 1 hora e, outras, mais longas, de 3 horas. Os iniciantes não precisam ficar o tempo todo nessa meditação: podem sair nos períodos de canto ou leitura.
  • Tempos livres que podem ser dedicados à leitura/estudo, exercícios físicos como caminhadas na Natureza ou descanso.
  • Exibição de um vídeo com palestra de monges da SRF.

Os retiros da Self-Realization Fellowship normalmente são realizados nos finais de semana, iniciando na sexta à noite e indo até o domingo na hora do almoço.  A alimentação é sempre vegetariana. O valor dos retiros é bastante acessível e envolve as três refeições do dia. Para saber da programação desses retiros e fazer sua inscrição, incluímos o link dos sites dos 4 principais retiros do Brasil ao final deste artigo. Alguns grupos da SRF também promovem retiros em outros espaços, locados com essa finalidade por um final de semana, como o Centro SRF de São Paulo, que costuma realizar retiros no município de Perus, próxima à capital.

O serviço de meditação

Caso você nunca tenho ido a um grupo de meditação: os altares da Self-Realization Fellowship contêm, no centro, Jesus e Krishna (uma referência à mensagem universal contida tanto nas escrituras sagradas da Índia quanto nos evangelhos cristãos) e os mestres da Kriya Yoga da linhagem de Paramahansa Yogananda: Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya, Swami Sri Yukteswar e, claro, Paramahansa Yogananda. Todo serviço começa com uma prece, onde seus nomes – bem como o de santos de todas as religiões – são mencionados. Posteriormente, é feita a leitura de trechos inspiradores das obras de Yogananda, mesclados com kirtan (cantos devocionais), possíveis exercícios de respiração conduzidos e períodos de silêncio para que se pratiquem as técnicas de meditação ou “se fale com Deus na linguagem de cada coração”. A meditação, segundo Yogananda, é a concentração em Deus. Ao final, realiza-se uma prática de cura – vinculada ao círculo mundial de orações da SRF, onde se envia energias reparadoras e curativas a alguém querido e ao planeta.

Receba as lições da Self-Realization Fellowship em casa

Como dito anteriormente, é possível adquirir as técnicas e os ensinamentos de Yogananda enviados pelos Correios diretamente da Sede Central, em Los Angeles, EUA. As lições contém três técnicas preliminares à Kriya Yoga, que pode ser recebida após a prática dessas citadas abaixo, durante um período de 6 meses, aproximadamente.

  • Exercícios de Energização: Sugeridos pelo mestre Yogananda que sejam feitos duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. São 38 exercícios com a finalidade de recarregar “a bateria do corpo com energia vital” provinda diretamente da Fonte Cósmica. Segundo o livreto “Um mundo de possibilidades jamais sonhadas”, essa técnica de controle da energia vital purifica e fortalece o corpo, preparando-o para a meditação e facilitando interiorizar a energia para alcançar estados mais elevados de consciência. A prática regular produz também relaxamento mental e físico e desenvolve a força de vontade dinâmica.
  • Técnica de Concentração: Segundo o mesmo livreto, ajuda a desenvolver nossos poderes de concentração latentes. Pela prática dessa técnica, aprendemos a retirar o pensamento e a energia das distrações externas, a fim de que possamos concentrá-lo em qualquer objetivo a ser alcançado ou problema a ser resolvido. Ou interiorizamos essa atenção concentrada para a realização da Consciência Divina.
  • Técnica de Meditação: a SRF diz que essa técnica nos mostra como usar o poder de concentração da maneira mais elevada – para descobrir e desenvolver as qualidades divinas de nosso próprio Ser. Ela expande a percepção, além das limitações do corpo e da mente, para a jubilosa realização de nosso potencial infinito.

Além das técnicas, que podem ser obtidas em português, é possível solicitar também as lições completas, que abordam todos os aspectos para construir uma vida equilibrada, feliz e saudável, com base nos ensinamentos da ciência da Yoga.

Retiros da Self-Realization Fellowship no Brasil

Retiro de Armação, Penha /SC

Retiro de Brasília

Retiro de Itamonte

Retiro de Valença

 

Conheça os grupos de meditação da Self-Realization Fellowship no Brasil:

http://srfsaopaulo.com.br/grupos-pelo-brasil/

 

Coleção, original e completa, dos livros de Paramahansa Yogananda em português: 

 

 

Últimos posts por Blog da Cultura da Paz (exibir todos)

Comments

comments