pessoa-meditandoVocê medita? Se pensou: “não consigo, já tentei, mas sou agitado e é impossível ficar parado por muito tempo…”calma. Você não está sozinho. No texto abaixo, vou  te contar como consegui fazer da meditação uma prática diária que me ajudou a ser mais concentrado ou, ao menos, diminuir a dispersão.

Comecei a meditar bem jovem, com 13 anos. Se você se acha agitado hoje em dia, imagine um adolescente, entrando na puberdade, com hormônios à flor da pele. Mesmo com todas as inquietudes inerentes à minha fase de vida, quando comecei a frequentar uma escola dominical de um templo de meditação e aprender as técnicas apropriadas para a meditação, mudei da água para o vinho. Por isso, afirmo: Se um adolescente de 13 anos consegue, pode ter certeza de que você também consegue!

Costumamos ter a seguinte ideia do que seja meditação: sentar, ficar em silêncio, imóvel e não pensar em nada. Isso tudo pode ser bem aterrorizante aos que são mais elétricos. Mas, diferentemente do que supomos, há uma série de métodos que podem nos auxiliar nesse processo inicial de imersão e que, inclusive, irão contribuir para que obtenha mais foco e serenidade. Na verdade, só há benefícios aos que reservam um tempinho – todos os dias – para meditar, como você pode ver nesse artigo.

Não foi por acaso que Paramahansa Yogananda, indiano que trouxe a milenar ciência da yoga ao ocidente, conquistou milhares de americanos logo que desembarcou nos Estados Unidos em 1920. O discurso contundente fez com que os que o ouviam refletissem sobre suas vidas aceleradas, pautadas pela busca por uma prosperidade financeira –  “time is money” (tempo é dinheiro) – e por outras demandas sociais que mais angustiam do que trazem prazer.

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A fim de facilitar a iniciação dos ocidentais nas técnicas de meditação, Yogananda criou um sistema didático que possibilita que qualquer um possa dar início à prática: basta solicitá-lo, pelo site da Self-Realization Fellowship, instituição criada por ele para divulgar seus ensinamentos pelo mundo.  Além de exercícios, as lições trazem contos e esclarecimentos que nos ajudam a pensar sobre questões cotidianas. Tudo escrito de forma leve e bem-humorada, uma característica forte do indiano.


Leia o livro “Onde Existe Luz“. Este título contém um capítulo específico chamado: Aprenda a Meditar


Vamos praticar?

Há alguns exercícios simples que nos auxiliam muito a aquietar a mente e obter concentração. Eles funcionam como preparatórios à meditação e podem ser realizados diversas vezes ao dia, pois promovem paz e tranquilidade. Um deles é chamado de 20x20x20:

– procure uma posição confortável (1: sente-se em uma cadeira sem braços, mantenha a coluna ereta e afastada do encosto, o queixo paralelo ao chão, as mãos com as palmas voltadas para cima e acomodadas em cima das coxas, no encontro com o quadril – para que o corpo não deslize para a frente ou 2: sente-se com as pernas cruzadas no chão (postura de lótus), mantenha a coluna ereta, o queixo paralelo ao chão, as mãos com as palmas voltadas para cima e acomodadas em cima das coxas, no encontro com o quadril – para que o corpo não deslize para a frente);

– inspire por 20 segundos; segure o ar por mais 20 segundos e expire (pela boca) por 20 segundos;

*O tempo pode ser menor ou maior, mas é fundamental que seja igual durante as três etapas.

– Faça isso por seis vezes e, depois, aproveite para silenciar por alguns instantes. Você pode continuar a meditação se concentrando na própria respiração, observando o ar que entra e sai, sem interferir neste fluxo (algo muito mais fácil de ser feito depois do exercício 20x20x20). Em pouco tempo estará sentindo paz e tranquilidade.

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Viu como meditar é simples? Sabe uma coisa que ajuda muito a meditar também? A meditação em grupo. Clique aqui e saiba onde fica o grupo de meditação da Self-Realization Fellowship mais próximo de você (lá você vai ter mais auxílio ainda para sua meditação!).

Meditações Metafísicas e Afirmações Científicas de Cura contêm mensagens e frases inspiradoras que podem ser lidas e repetidas – até que as interiorize – durante o período de meditação. Elas são um precioso canal de comunicação com o nosso interior!  Clique sobre o link no nome dos livros para saber mais.

 

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