É inevitável que aconteça, todo mundo sabe, mas em se tratando desse assunto, muitas pessoas não se dizem preparadas para lidar com a morte de alguém querido. Isso porque além da perda do contato físico, a notícia nos chega com a constatação de que a experiência por aqui, na Terra, com essa identidade, tem fim. Lidar com a tristeza e outros sentimentos pode ser extremamente difícil e, se para o adulto, elaborar o que houve é desafiador, como ele pode explicar à criança que a vovó não estará mais, como o pequeno a conhece, nos almoços de domingo?

Foi pensando em ajudar os cuidadores/educadores nesses momentos, que a escritora Flávia Rosas publicou “Vovó extraordinária”. O texto foi produzido um mês após a morte da mãe dela e realça a qualidade da vida e da morte a iluminando com a chama do amor e da doçura. Profundo e suave, o livro torna o tema-tabu leve, e é um poderoso instrumento para que – desde cedo – a criança aprenda a olhar para a morte como parte da existência.

Dá só uma olhada no que a Flávia, e uma das personagens deste livro, contam sobre a vovó Monca:

Leia também: A luz que mora dentro da gente – O concerto do planeta cantante

Sinopse “Vovó Extraordinária”

Vovó extraordinária é um livro que fala sobre o bem viver e o bem morrer. Ana, a sua avó Monca e o tempo são os fi os condutores de uma história que tem início no dia em que a Ana nasce. Juntas, avó e neta compartilham momentos preciosos de descobertas, brincadeiras e muitas conversas. Com serenidade, o livro traz à tona os sentimentos relacionados à perda, como a saudade, o medo e a tristeza, mas também o amor e a coragem.

Uma história para crianças dos 4 aos 104 anos, em homenagem ao tipo mais extraordinário de avó: aquela que tem a conversa mais estimulante e o abraço mais quente e amoroso. Uma avó que espanta tudo de ruim, promove a confiança e é superamiga dos netos.

Embora cada pessoa tenha uma resposta diferente para onde vamos quando não estamos mais aqui, a vovó Monca e a Aninha descobrem laços que nos conectam com aqueles que amamos onde quer que eles estejam, mesmo que não possamos enxergá-los. Uma história que conversa com a luz que mora dentro da gente e busca resgatar o melhor da vida e da morte

Para adquirir o livro, clique aqui: goo.gl/wwMYAT

 

 

Comments

comments