Imagine só a quantidade de objetos que são encontrados no lixo! Pois bem, há quem também se desfaça de livros e, muitos deles, em bom estado. O que poderia ser inutilizado, virou uma linda iniciativa por meio do trabalho de José Alberto Gutierrez, colombiano que há 20 anos é catador de lixo. Ele passou a guardar todos os títulos infantis abandonados nas ruas e, com eles, compôs uma biblioteca que reúne aproximados 25 mil, sim, 25 MIL livros!

Biblioteca catador de lixo

Esse parquinho da leitura fica no andar térreo de sua casa e a entrada é gratuita. Quem antes o chamava de louco, hoje colabora com o acervo fazendo doações: “Muitas pessoas zombaram de mim. Eles riram quando descobriram sobre o meu projeto. Mas agora, 20 anos depois, eles estão maravilhados”, conta, acrescentando que “meu sonho é trocar meu caminhão de lixo por um caminhão cheio de livros e viajar pelo país”.

Que assim seja, “Lord of the Books” (O Senhor/Rei dos Livros)! Este “título” passou a seu atribuído a ele depois de figurar em inúmeros jornais do país.

Fonte: Notícias do Bem

Comments

comments