“Palavras impregnadas de sinceridade, convicção, fé e intuição são como bombas vibratórias altamente explosivas que, quando detonadas, desintegram as rochas das dificuldades e produzem a mudança desejada.”

                                                                                                                           Paramahansa Yogananda 

 

Quatro anos após a sua chegada aos Estados Unidos (em 1920), o mestre iogue indiano Paramahansa Yogananda passou a apresentar, em palestras e conferências, seus ensinamentos a respeito da ciência das afirmações e da cura divina. Com salões lotados por interessados em conhecer, ou mesmo se aprofundar, na filosofia iogue, ele convocava a todos para fazerem juntos afirmações-preces, despertando o poder curativo inato em todo ser humano e que só mais tarde viria a ser atestado pela medicina, quando da convergência das visões da física, da psicologia, da ciência neurológica e da espiritualidade.

 

 “Na noite passada, no Washington Auditorium, mais de 5.000 pessoas, entre as quais muitas personalidades destacadas, uniram-se em recitação no lento e sonoro ritual dos serviços de cura científica sob a direção de Swami Yogananda, instrutor, metafísico e psicólogo indiano, fundador de diversos centros Yogoda neste país.”

Jornal Washington Post de 17 de janeiro de 1927

 

Pouco tempo depois, a Self-Realization Fellowship (instituição criada pelo iogue para difundir seus ensinamentos pelo mundo) publicou o “Afirmações Científicas de Cura”, que reúne técnicas de meditação, além de inúmeras afirmações – utilizando o poder da energia vital, prana – para a cura, para despertar o poder da vontade, a devoção ou, ainda, a percepção da presença de Deus.

 

Vamos praticar?

Separamos três afirmações do livro: para o corpo, para a mente, para a alma e, além delas, orientações sobre como fazê-las. Escolha uma afirmação por vez e – O MAIS IMPORTANTE – pronuncie cada palavra com a força da alma!

– Sente-se em uma posição confortável, mantenha a coluna ereta, feche os olhos e respire tranquilamente;

– Seja, apenas, um observador do ar que entra e sai das narinas;

– Agora, repita várias vezes a afirmação, com uma convicção que venha da sua alma. Primeiro, em voz alta, depois pode ir abaixando o tom, como em um sussurro, até ir afirmando apenas mentalmente por algum tempo;

– Ao final, fique alguns instantes em silêncio, desfrutando da paz que proporcionou a si mesmo!

 

Afirmação para curar o corpo físico:

“A luz curativa de Deus brilha em todas as minhas células. Elas estão perfeitamente bem, pois nelas está a perfeição de Deus.”

 

Afirmação para curar a mente:

“Purificarei minha mente com o pensamento de que Deus está guiando todas as minhas atividades.”

 

Afirmação para curar a alma:

“Ó Espírito, ensina- me a curar a alma pela faculdade intuitiva que nasce da meditação. Que o Teu reino interior se manifeste externamente.”

 

Porque as afirmações fazem efeito

*Trecho extraído do livro “Afirmações Científicas de Cura”

A palavra do homem é o Espírito no homem. As palavras faladas são sons produzidos pelas vibrações dos pensamentos; os pensamentos são vibrações emitidas pelo ego ou pela alma. Cada palavra que você pronuncia deve ser reforçada com a vibração da alma. As palavras de um homem não têm vida se ele não for capaz de impregná-las com força espiritual. A tagarelice, o exagero ou a mentira tornam suas palavras tão ineficazes como balas de papel disparadas por um revólver de brinquedo. A palavra e as orações de pessoas faladoras ou insinceras provavelmente não produzirão mudanças benéficas na ordem das coisas. As palavras do homem devem representar não apenas a verdade, mas também, precisamente, o que ele compreende e percebe. A fala sem a força da alma assemelha-se a espigas sem grãos.

 

Afirmações Científicas de Cura

Paramahansa Yogananda compreendeu e ensinou os princípios espirituais que tornam essa antiga ferramenta científica tão poderosa e eficaz. Neste livro, ele revela as leis ocultas que fazem funcionar o poder do pensamento concentrado não apenas para a cura física, mas também para superar obstáculos e produzir maior êxito na vida. Incluem-se instruções abrangentes e uma ampla variedade de afirmações para curar o corpo, desenvolver a confiança, eliminar maus hábitos, despertar a sabedoria, entre outros.

 

Carolina Conti

Carolina Conti é jornalista com especialização em Ciências da Religião pela PUC e autora do blog Altar Particular (https://blogaltarparticular.wordpress.com/). Atua como editora e coordenadora da área de Comunicação na Omnisciência.

Comments

comments