Untitled2Segundo título da coleção “A Luz que mora dentro da gente”, que visa estimular a inteligência sensível, emocional e amorosa da criança, o livro “O Concerto do Planeta Cantante” é um convite ao silêncio para que se possa escutar a divina música de nossos corações. O livro, ricamente ilustrado por Monica Stein, é de Flávia Rosas, e acrescenta mais uma obra na coleção de títulos infantojuvenis de Educação para Paz da Editora Omnisciência.

Nicolau, um menino esperto e observador, diz ter nascido depois de ouvir o som do mar. A sua relação com a natureza, sobretudo com a múltipla sonoridade que ela apresenta, é o fio condutor de uma história rica em poesia e afeto.

Figuras como Alice Sommer, que tocou piano em campos de concentração – atenuando a dor dos aprisionados – e Ernesto Chladni, que criou 166 imagens de areia musicada (elas foram expostas a diferentes estímulos sonoros), apenas contribuem para que atentemos aos inúmeros sinais presentes ao nosso redor e que nos contam da unidade à qual pertencemos.

Como os demais títulos da autora, este também enaltece a espiritualidade de cada um e reforça a existência como sendo uma grande teia onde todos os seres – com as suas respectivas músicas – estão ligados por laços de amor e luz.

 

“Quem vem vindo?

A música

Canta e toca

e cantorinha e cantarola

Rios e mares

E ventos e árvores

Pássaros e baleias

Brinca a canção

Ilumina, tamborila

Cintila e encandeia

A música é a palavra em semente

Como a luz que mora dentro da gente

Brilha em todos os lugares

Em todos os espaços

Em todo o Universo

Vem, vem com o vento voante

Ouvir a história de um menino-luz cantante

Que aprendeu a falar com os passarinhos

e espalhar primavera nas palavras

Descobriu o planeta que canta

Com tantas flores, tantas árvores,

no espaço, tanta gente

E músicas tão diversas

Entoando reluzentes”

    *Trecho extraído do livro

Untitled

 

Flávia Rosas é jornalista e escritora, formada em comunicação e publicidade. Nasceu no Rio de Janeiro e há 26 anos mora em Armação dos Búzios, cidade litorânea localizada a 180 quilômetros da capital carioca. Atuou como jornalista responsável na Rádio e na TV Búzios e como editora no Jornal Buziano. Atualmente, é proprietária do Jornal Armação dos Búzios, redatora do Jornal Costa do Sol e jornalista responsável pelo programa Lagos Meio Ambiente, da Lagos TV. É  autora dos livros infantis: A caixa com borboletas e o segredo do planeta, A luz que mora dentro da gente e Os dois pequenos landes.

 

A luz que mora dentro da gente – O concerto do planeta cantante:  http://www.omnisciencia.com.br/a-luz-que-mora-dentro-da-gente-o-concerto-do-planeta-cantante/p

Carolina Conti

Carolina Conti é jornalista com especialização em Ciências da Religião pela PUC e autora do blog Altar Particular (https://blogaltarparticular.wordpress.com/). Atua como editora e coordenadora da área de Comunicação na Omnisciência.

Últimos posts por Carolina Conti (exibir todos)

Comments

comments