Separamos trechos do livro “A Eterna Busca do Homem”, do mestre iogue Paramahansa Yogananda, que vão te ajudar a ter a memória ativa para se lembrar do que mais importa!

Confira:

O que se quer recordar, deve ser feito com grande atenção

“Para aumentar o poder da memória, deve-se fazer tudo com profunda atenção. A maioria das pessoas executa suas tarefas distraidamente; há um grande abismo entre suas ações e seus pensamentos. Eis por que não conseguem lembrar-se muito bem de nada”

“Ao fazer exercícios físicos, por exemplo, é necessário concentrar a mente em cada movimento, se quiser colher o mais amplo benefício. O que dá força ao corpo não é apenas a flexão dos músculos, mas o poder interno da concentração empregado para despertar e redirecionar a força vital”

Alimente-se adequadamente

“As proteínas são úteis no desenvolvimento da memória. Dizem os iogues que nozes pecãs e amêndoas moídas, misturadas a algumas gotas de suco de limão ou laranja, e tomadas antes de deitar, aumentarão o poder cerebral; leite e queijo também são bons nutrientes cerebrais”

“Evite comer muitos alimentos gordurosos, que tendem a formar depósitos de gordura e obstruir os vasos sanguíneos na superfície do cérebro”

Visualizações, poesias, cálculos

“Pratique a arte da visualização: observe um objeto ou paisagem e, depois, procure reproduzir a imagem em sua mente. Tentar lembrar-se da letra e da música de canções e hinos, e cantá-los mentalmente, desenvolve a memória. Tudo o que se faz com sentimento ou que provoca emoção desenvolve a memória. A poesia e a música têm valores emocionais. Todos nós recordamos facilmente as maiores tristezas e as maiores alegrias de nossas vidas. Por que? Porque essas experiências foram profundamente sentidas. Tudo o que alguém sente intensamente desenvolve seu poder mnêmico. Escrever poesia e fazer cálculos mentais são também bons métodos de aumentar a memória e a concentração”

Medite

O que é meditação? Tornar-se um com a alma. Significa banir a consciência de estar preso ao corpo e às limitações humanas e tentar recordar-se de que é uma alma. Quando, pelo esforço mental consciente, o homem começa a conviver mais com sua alma imortal, em vez de fazê-lo com o corpo em que habita por apenas uma vida, lembrará mais as experiências de vidas passadas e, com o tempo, recordar-se-á de que desceu do seio de Deus. A lembrança de todas as experiências da vida de uma pessoa e de todas as vidas encontra-se em Deus. Comungando intimamente com sua alma, as épocas e os poderes esquecidos do Ser imortal retornarão à consciência. Meditar significa recordar que não somos um corpo mortal, mas uma alma imortal, unida a Deus.

Lembre-se do que foi bom

“Usarei a memória apenas para recordar os bons pensamentos e as boas experiências. A partir deste momento, expulso de minha mente todas as lembranças desagradáveis. Elas pertencem ao ser mortal. Sou filho do Espírito. Hei de ver, ouvir, provar, tocar, sentir e querer tudo que é bom. Recolherei de minhas experiências de vida apenas o bem, e só o bem conservarei em minha memória”

“Quem sente boas emoções, tem bons pensamentos e vê apenas o bem na Natureza e nas pessoas. A memória lhe foi concedida para praticar a lembrança das coisas boas até que você possa lembrar-se plenamente do sumo Bem: Deus. Vendo a bondade em tudo, certamente você descobrirá, um dia, que o Poder Invisível estilhaçará todas as janelinhas de pensamentos, sensações e sentimentos através das quais você apenas tinha vislumbres da harmonia divina da criação; contemplará, através da abertura infinita, a Bondade onipresente: Deus”

 

A Eterna Busca do Homem: http://www.omnisciencia.com.br/a-eterna-busca-do-homem/p

Últimos posts por Blog da Cultura da Paz (exibir todos)

Comments

comments