25 de julho é o Dia do Escritor, essa figura inventiva que nos faz trilhar caminhos encantados. Quando se trata de literatura infanto-juvenil, então, tudo fica ainda mais especial.

Aproveitando a data festiva do mundo das letras, conversamos com uma das integrantes do Programa Omnisciência de Educação para Paz, Ligia Miragaia, autora – junto de Maeve Vida – dos livros: Madre Teresa, a heroína da Bondade; Gandhi, o herói da Paz; Francisco, o herói da Simplicidade e O Caminho da Flor.

Confira (no final, tem dicas para estimular a leitura nas crianças)! 😉


Ligia Miragaia

Ligia Miragaia

Blog: Quando começou a escrever?

Ligia: Escrevo desde pequena. Sempre gostei de ter um diário onde anotava minhas experiências e sentimentos. Também costumava copiar trechos dos livros preferidos. Assim fui me familiarizando com a arte da escrita.

 

Blog: Como é escrever a quatro mãos?

Ligia: Escrever a quatro mãos foi, no início, um processo bem difícil. É bastante desafiador quando outra pessoa interfere no seu texto. Essa situação requer uma grande dose de desapego, que no começo eu não possuía. Foi necessário aprender a deixar as mudanças fluírem e confiar. Estar com o foco mais amplo, priorizando o resultado final em vez dos anseios pessoais. Enfim, é uma forma de lapidar o ego, nossa parte mesquinha e egoísta, que quer sempre ter razão e acha que sabe tudo. Mas depois que eu e Maeve conseguimos trabalhar em conjunto, então o escrever a quatro mãos passou a ser bem mais prazeroso!

 

Blog: Como funciona a escolha pelos temas abordados nos livros e qual o processo de pesquisa?

Ligia: A escolha dos temas está ligada à filosofia da Editora Omnisciência, que busca sempre levar às crianças os ensinamentos dos grandes Mestres da humanidade e também da Ciência da Yoga, de forma simples, acessível e lúdica.

O embasamento de todas as coleções está permeado pela sabedoria do grande iogue Paramahansa Yogananda e da ciência da Kriya Yoga, difundida por ele no Ocidente, nos anos 1920. O processo de pesquisa começa com a leitura dos livros deste Mestre e de outros títulos ligados ao tema. Depois, montamos um rascunho e vamos elaborando e relacionando os assuntos com os ensinamentos aprendidos.

 

Blog: Dicas para estimular a leitura nas crianças.

Ligia: Importante ler muito para crianças pequenas, em diferentes horários, e antes de dormir. Toda ocasião que for propícia, já deveria ser aproveitada para uma breve leitura com os pequenos. Depois que crescerem um pouco, podem então fazer momentos de leitura em família.

Crianças mais velhas devem ser estimuladas a ler sozinhas. Dê livros de presente e leia com elas somente alguns trechos, permitindo que concluam a história por conta própria. É sempre bom procurar conversar sobre os conteúdos, perguntando sobre o que gostou, o que não gostou ou pedindo para contar uma parte especial.

Outro detalhe importante é colocar limite de tempo para o uso dos eletrônicos em casa, assim, se as crianças estiverem sem ter o que fazer, e uma estante cheia de livros interessantes, vão naturalmente escolher alguns deles para ler.

Também deve se prestar atenção ao conteúdo dos livros, pois eles poderão ser grandes amigos das crianças e mais tarde dos jovens, portanto, acabarão influenciando a construção do caráter e a formação deles.


Coleção Omnisciência, educando para uma Cultura da Paz: http://www.omnisciencia.com.br/editora-omnisciencia

Carolina Conti

Carolina Conti é jornalista com especialização em Ciências da Religião pela PUC e autora do blog Altar Particular (https://blogaltarparticular.wordpress.com/). Atua como editora e coordenadora da área de Comunicação na Omnisciência.

Comments

comments